23/03/2013

TELMA DEFENDE CRIAÇÃO DE SECRETARIA ESTADUAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES

Procuradora Especial da Mulher no Estado de São Paulo, a deputada Telma de Souza (PT) defendeu a criação de uma Secretaria de Estado de Políticas para Mulheres em São Paulo. Em Araraquara, onde esteve na noite desta sexta-feira (22), a parlamentar defendeu o aumento da estrutura de atendimento especializado por parte do Governo Estadual paulista.
 

"São Paulo é o estado mais rico do Brasil, uma espécie de modelo para a federação, mas que não dá exemplo quando o assunto é atendimento adequado para as mulheres", salientou a deputada, citando, por exemplo, o déficit no número de delegacias de Defesa da Mulher.
 

De acordo com dados levantados pela Procuradoria da Mulher junto à Secretaria de Estado da Segurança Pública, apenas uma em cada cinco cidades paulistas possui delegacias da mulher. São 125 delegacias para 645 municípios, o que, de acordo com o Conselho de Segurança da ONU, representa menos da metade do necessário, que seriam 302 delegacias.
 

Segundo Telma, a Procuradoria da Mulher não substitui o trabalho do Executivo, apenas complementa. "Não substitui uma Casa Abrigo ou Delegacia da Mulher, é mais um órgão de acolhimento, responsável por acionar os serviços necessários para o atendimento, conforme o caso", destacou a parlamentar.


Telma esteve em Araraquara para participar do lançamento da Frente Parlamentar Municipal em Defesa dos Direitos da Mulher, proposta pela vereadora Gabriela Palombo (PT). Na cidade, uma em cada 13 mulheres sofreu algum tipo de violência em 2012."A vida das mulheres já melhorou, porque as denúncias têm sido cada vez mais frequentes. Mas a situação de vitimização feminina é bastante similar em todas as cidades, temos que lutar para aumentar a rede de atendimento", destacou a vereadora.


Ao lado de Telma, participaram do lançamento da Frente na Câmara araraquaraense o presidente da Câmara, João Farias (PMDB), além da vereadora Edna Martins (PV), a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher local, Regina Chediek, e da presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB, Carla Missuno. Participaram também representante da Polícia Militar e da sociedade civilorganizada.


Recepção

Antes do evento na Câmara Municipal, Telma foi recepcionada na sede do diretório municipal do PT pelo presidente estadual do partido e ex-prefeito de Araraquara, deputado estadual Edinho Silva.

Leia também

Confira a destinação dos recursos do Orçamento Parlamentar Participativo 2024 da vereadora Telma

Ver mais

Telma quer a criação da Política Municipal de Enfrentamento à Doença de Alzheimer

Ver mais

Telma recebe a Medalha Braz Cubas em sessão solene da Câmara de Santos

Ver mais