17/12/2021

CÂMARA DE SANTOS APROVA POLÍTICA DE FOMENTO À ECONOMIA SOLIDÁRIA

Iniciativa segue para sanção do Executivo e prevê incentivo ao cooperativismo e a pequenos produtores

A Câmara de Santos aprovou o Projeto de Lei 157/2020, de autoria da vereadora Telma de Souza, que institui a Política de Fomento à Economia Solidária, denominada EcoSol Santos. O objetivo é criar uma política de fomento à Economia Solidária, com a criação e fortalecimento de pequenos projetos de autogestão, cooperativas, associações de pequenos produtores rurais e urbanos, e organizações de comunidades e povos tradicionais, para promover a economia local e a autonomia dos cidadãos. 

“O Projeto foi elaborado em conjunto com o Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista, militantes e integrantes do segmento. E é uma alternativa importante para enfrentar o desemprego e a crise econômica”, comemorou Telma.

Um exemplo desse tipo de empreendimento é a Lavanderia Comunitária 8 de março, que funciona no Centro de Santos e é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social. No local trabalham várias mulheres em regime de cooperativa, dividindo o lucro e administrando a receita obtida com o serviço da lavanderia. 

Durante a aprovação da lei, Telma lembrou o professor Paul Singer, considerado o patrono da Economia Solidária Brasileira, que foi homenageado há pouco mais de dois anos pelo Legislativo Santista com a Medalha de Honra ao Mérito Braz Cubas: “Trata-se de uma das maiores honrarias da nossa Cidade, concedida por sua contribuição em projetos desenvolvidos em Santos e em todo o País”.

Sanção – Aprovado por unanimidade, o projeto segue para aprovação do prefeito Rogério Santos. Para articular a sanção do Executivo, Telma solicitou uma audiência com o governo municipal e membros do Fórum de Economia Solidária da Baixada Santista, que deverá ocorrer nas próximas semanas.

Leia também

CÂMARA APROVA OBRIGATORIEDADE DO TESTE DO CORAÇÃOZINHO

Ver mais

TELMA PROMOVE AUDIÊNCIA SOBRE JORNADA DE 30 HORAS SEMANAIS PARA A ENFERMAGEM

Ver mais

BANCO DE ALIMENTOS DE SANTOS PROPOSTO POR TELMA AVANÇA NA CÂMARA DE SANTOS

Ver mais