
Uma das razões para a escolha de Telma para presidir a Comissão de Saúde e Higiene é a sua história ligada ao tema. Além de ter sido prefeita de Santos durante a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade, criando as policlínicas e diversos programas reconhecidos internacionalmente, como o de combate à Aids e o de Saúde Mental, Telma é também mestre em Saúde Coletiva. Entre 2013 e 2015, ela também foi presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.
A escolha para a Comissão dos Direitos da Cidadania e dos Direitos Humanos também se deu pelo histórico da vereadora. Ela é conhecida por sua atuação pela garantia de direitos e de desenvolvimento social.
Nas comissões em que é vice-presidente, Telma tem trabalhos importantes. Além de ser professora, Telma já presidiu a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e da Câmara Federal. E para a de Diretos da Mulher, ela é autora da lei de criação da Procuradoria Especial da Mulher no Legislativo paulista.