
A Mobilidade Urbana é, de longe, um dos maiores problemas nas cidades hoje. Por isso, falar em transporte coletivo integrado é quase uma obrigação nas campanhas eleitorais. Porém, como prefeita de Santos, em 1992, Telma de Souza construiu, em Santos, a primeira obra de integração no transporte coletivo em todo o Litoral Paulista: o Terminal Rodoviário Rubens Paiva, no Valongo, que até hoje permite o uso de mais de um ônibus pagando apenas uma passagem.
O Terminal do Valongo, como é conhecido, foi um embrião do Bilhete Único, sucesso em todo o País. Em São Paulo, onde a ideia foi adotada em 2004 e se espalhou para todo o país, o Bilhete Único permite ao usuário pegar mais de um ônibus, metrô ou trem pagando apenas uma tarifa, num período de até três horas.
O terminal santista, construído estrategicamente no Centro da cidade, entre as zonas Leste e Noroeste, melhorando a integração entre as duas regiões, permite ao passageiro fazer a baldeação para outro coletivo sem pagar nova tarifa. E o sistema, apesar de ter sido criado há 22 anos, ainda é o mesmo, nunca foi ampliado, mesmo em tempos de VLT.
É mais uma prova de que a verdadeira inovação é Telma, que, como prefeita, adotou políticas, em diversos setores, que comprovam que ela sempre esteve à frente de seu tempo.
Gratuidade
Gratuidade
Foi no governo de Telma em Santos, também, que foi implantada uma medida da qual a popluação sente saudades até hoje. Em todo último domingo do mês, os usuários não pagava tarifa de ônibus. O projeto, que funcionou com sucesso, mas, posteriormente foi extinto pela Prefeitura.