Vereadora fez um apelo humanitário ao município, após a agressão a homens de rua, no Gonzaga, na tarde de quarta-feira
A vereadora Telma de Souza, líder do PT na Câmara de Santos, enviou mensagem à Secretaria Municipal de Segurança e à Guarda Municipal, pedindo que não sejam cometidos excessos no tratamento com a população de rua. A iniciativa de Telma aconteceu depois de ter sido informada sobre ato de violência cometido contra duas pessoas que dormiam numa calçada, na tarde da última quarta-feira, na Rua Cláudio Doneux, no Gonzaga, em Santos.
Durante sessão da Câmara, no último dia 14, Telma já havia se pronunciado a respeito do assunto, alertando para equívocos que podem ser cometidos ao se adotar uma campanha denominada ´Tolerância Zero´. “A questão dos moradores de rua não é caso nem de polícia, nem de truculência, mas sim de uma ação social integrada, e se essas pessoas vão ser varridas de Santos para não desencantar os pruridos das pessoas que têm como sobreviver, acho isso uma péssima política que se traz para a cidade”, afirmou a vereadora.
Na mensagem à Secretaria Municipal de Segurança e à Guarda Municipal, Telma faz um apelo humanitário, para que não se use de truculência com pessoas impossibilitadas de se denfender. No documento, Telma diz: “Tem a presente a finalidade de reivindicar a essa corporação, à frente de uma campanha intitulada Tolerância Zero, que equívocos e excessos não sejam cometidos, e que as políticas públicas voltadas à população de rua não sejam baseadas em atitudes truculentas. Nos motiva fazer este apelo humanitário, um fato presenciado ainda há pouco, entre 16h00 e 16h30, na Rua Cláudio Doneux, em Santos, onde dois homens de rua dormiam na calçada. Dois guardas municipais se aproximaram dos mesmos e os acordaram aos chutes.
“Antes de usar de violência com tão desprotegidas pessoas, seria necessário saber qual o motivo de estarem nas ruas, ou ainda, oferecer-lhes melhor lugar para ficar. De fato, uma verdadeira política pública de Ação Social deveria primar por estabelecer vínculo com estas pessoas, tratando-as como cidadãs plenas de direitos, proporcionando-lhes orientação e encaminhamento aos serviços públicos. Diante do exposto, solicito a imediata revisão dos procedimentos que, a se repetirem, certamente terão repercussão negativa na mídia e ensejarão medidas do ponto de vista da Defesa dos Direitos Humanos”.VEJA AQUI PRONUNCIAMENTO DE TELMA NA CÂMARA SOBRE O ASSUNTO
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região