• TELMA SOLICITA MEDIDAS PARA MERENDA ESCOLAR E TRANSPORTE PÚBLICO
    17/03/2020

    TELMA SOLICITA MEDIDAS PARA MERENDA ESCOLAR E TRANSPORTE PÚBLICO

    Requerimentos foram apresentados na sessão desta segunda-feira (16)
     
    Preocupada com as crianças, adolescentes e jovens que têm a merenda escolar como única refeição diária, a vereadora Telma de Souza solicitou à Prefeitura o fornecimento de alimentação para estes estudantes no período de fechamento das escolas por conta da pandemia de coronavirus. A parlamentar também cobra cuidados especiais no transporte público. Os requerimentos foram apresentados na sessão desta segunda-feira (16).

    A Secretaria Municipal de Educação adotou como medida preventiva a redução das atividades escolares durante esta semana e o fechamento das unidades a partir da próxima segunda-feira (23).

    "Muitas crianças possuem esta triste realidade e precisamos assegurar o direito básico à alimentação. Em algumas cidades, as escolas e creches abrirão somente no horário da merenda. Já em outras, serão fornecidos kits de alimentos aos alunos, para que a refeição possa ser feita em casa", explica a ex-prefeita de Santos.
     
    A Prefeitura de Osasco irá abrir as escolas no horário do almoço para servir a merenda. Já a Prefeitura de Recife optou pelo fornecimento dos kits de alimentos, para que o consumo seja feito nas residências dos alunos. 

    Telma ressalta que, independente da medida adotada, não haverá ônus aos cofres públicos. "O recurso para a merenda já está previsto no Orçamento. O nosso objetivo é garantir a alimentação destes alunos que possuem somente a merenda escolar como fonte de nutrição", acrescenta a vereadora.

    Transporte público 
     
    As más condições de circulação de ar e a ausência de climatização no transporte público, espaço propício à aglomeração, também foram abordadas pela vereadora em requerimento direcionado à Companhia de Engenharia e Tráfego (CET). 

    Telma salienta que a Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que locais fechados e com grande concentração de pessoas favorecem a proliferação do coronavirus. 

    "Milhares de pessoas vão trabalhar de ônibus, que são ambientes fechados, com superlotação. Como o sistema de climatização dos ônibus de Santos só é acionado quando a temperatura passa dos 26 graus e as janelas são travadas, solicitei em requerimento que as janelas dos veículos sejam destravadaa para a circulação do ar ou que os motoristas recebam a permissão para ligar o ar-condicionado dos veículos", explica a parlamentar.
     

    Leia também

    Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região

    Ver mais

    População de Rua: Instituto Telma de Souza entrega Carta Aberta ao prefeito de Santos

    Ver mais

    Telma de Souza relança instituto de políticas públicas e firma parceria com entidade fundada pelo Presidente Lula

    Ver mais