TELMA: SÓ A CULTURA É VERDADEIRAMENTE REVOLUCIONÁRIA
A terceirização da promoção cultural foi apontada por Telma em encontro do PT realizado no último sábado. O 1º Encontro de Discussões Culturais do PT da Região Metropolitana da Baixada Santista, no entanto, foi de otimismo, principalmente com a possibilidade de renovação no comando do estado com as eleições de outubro. A vereadora Telma de Souza participou debatendo o tema “Cultura e Educação: Políticas Integradas”. Para ela, tratam-se de questões hoje relegadas a segundo plano e que precisam ser retomadas.
Ela esteve ao lado da deputada estadual Maria Lúcia Prandi e da consultora de Políticas Públicas de Países da América Latina, Maria Sirley. Telma voltou à questão dos ícones arquitetônicos. "É um despudor descaracterizar algo que tem história, além de ser um patrimônio nosso. Se não prestarmos a atenção e não resistirmos, toda a identidade cultural de nossa cidade será alterada”, disse.
Ela se referia, entre outros pontos, às amuradas da Ponta da Praia, presentes também em outros locais da cidade. "Essa mureta virou o logotipo do sexto Curta Santos. Aliás, essa estrutura já é um símbolo da cidade, e da nossa arquitetura. Não podemos descaracterizá-la”.
Outros temas, como a terceirização de assuntos que dizem respeito à cultura também foram colocados em pauta. “Nós estamos corretos em discutir esse documento, pois a nossa cultura, de certa forma, foi terceirizada. Isso porque após mais de 16 anos do atual governo (do estado e de Santos), o neoliberalismo foi embutido em todas as políticas públicas. A TV Cultura, por exemplo, de repente foi leiloada", afirmou.
Apontando uma solução para a questão, a vereadora, representante da Comissão de Cultura da Câmara,afirmou que a única alternativa para a reversão do atual quadro é a promoção da cultura e da educação,que, como a maioria das políticas públicas, não existem isoladamente. “A meu entender, cultura é, de fato, a grande alavanca verdadeiramente revolucionária de uma sociedade. A cultura é a única capaz de se retroalimentar e - mais do que isso – de abrir espaços”.
Ao final do encontro, Telma mostrou-se otimista com os resultados do debate, que contribuiu com propostas para o plano de gestão do pré-candidato ao governo do estado, Aloísio Mercadante (PT).
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região