23/09/2010

TELMA QUESTIONA SOBRE O DESTINO DE EMBARCAÇÕES DA CODESP

Depois de receber denúncias sobre o sucateamento e a comercialização de embarcações da frota marítima da Companhia Docas do Estado de São Paulo - Codesp, a vereadora Telma de Souza (PT) está aguardando resposta de um requerimento apresentado na sessão da Câmara de Santos, na semana passada. A fim de checar os relatos, a parlamentar explicou o caso e fez uma série de questionamentos. “Segundo denúncia, depois de sucateada, a draga Santa Catarina, da Codesp, que custou alguns milhões de reais aos cofres públicos e era de muita utilidade ao Porto de Santos, foi vendida a terceiros”. Mas, ao que tudo indica, este não é uma caso isolado. Telma disse que, de acordo com as denúncias, a Lancha Macuco, que fazia a travessia entre Santos e a ilha Barnabé, sem cobrar dos usuários um único centavo, também foi sucateada. “Atualmente, uma firma particular realiza esse mesmo trajeto e cobra tarifa pelo serviço. Portanto, fica a questão: por que será que a Codesp não cobrava pela travessia, com o intuito de, com o dinheiro arrecadado, conservar as embarcações? Afinal, estamos falando de milhões de reais que estão sendo lançados pelo ralo. É muito descaso com a população que paga seus impostos”. Após a apresentação do requerimento, que atualmente está sendo analisado pela Seção de Redação da Câmara de Santos, a vereadora petista pediu que o trabalho fosse encaminhado também à Codesp, à Secretaria Municipal de Assuntos Portuários e à Secretaria de Portos. Por meio da propositura, a parlamentar fez as seguintes perguntas: 1 - Quantas embarcações compõem a frota marítima da Codesp? 2 – Quantas estão em atividade e quantas estão desativadas? 3 – Se houver embarcação desativada, qual o motivo e seu estado de conservação? 4 – Por que esses patrimônios públicos encontram-se neste estado de sucateamento? 5 - Há verbas para a manutenção? 4- Caso haja embarcação desativada, o que será feito dela? 6 – Qual a idade de cada embarcação da frota marítima da Codesp? 7 - Alguma embarcação foi comercializada? 8 - Quantas, quais, por que e qual o valor arrecadado? 9 - O que foi feito com o montante? 10 – As embarcações vendidas foram substituídas? Por que? 11 – Sendo autoridade portuária, por que a Codesp não conservou as embarcações, contratando empresas particulares para realizar a manutenção? 12 - Se isso fosse feito, o sucateamento dessas embarcações seria evitado, além de garantir emprego aos funcionários da Codesp?

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