26/02/2018

TELMA QUESTIONA FALTA DE ATENDIMENTO A GRÁVIDAS NO ESTIVADORES

Além de não contar com toda a sua capacidade em funcionamento, o Hospital dos Estivadores já começa a apresentar problemas no atendimento. Neste domingo (25), pelo menos quatro grávidas passaram por sérios riscos às suas gestações e à saúde pela ausência de médicos. Presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Santos, a vereadora e ex-prefeita Telma de Souza questionou a Secretaria de Saúde e cobrou soluções.

Duas gestantes procuraram a vereadora para relatar os problemas. Elas contaram que tiveram que aguardar, por mais de cinco horas, sentadas em cadeiras desconfortáveis, com os pés para baixo. Registraram, ainda, que outras duas grávidas também permaneceram no local à espera de atendimento. Uma delas estava com febre, vômito e diarreia; e outra, com sangramento em aparente aborto. O único atendimento oferecido foi a base de soro.

Telma ouviu das gestantes que as enfermeiras explicaram que o único médico no Hospital estava atendendo o setor de emergências, por isso a demora. No entanto, este tipo de atendimento não é claramente informado à população.
Em requerimento aprovado na Câmara Municipal, Telma cobrou a disponibilização imediata por mais médicos, por parte da Organização Social que administra o Hospital e um detalhamento do quadro de profissionais que está atendendo na unidade.

“É inadmissível que mulheres tenham sua vida e dos seus bebês colocadas em risco por falta de gestão adequada. A entidade que administra o Hospital dos Estivadores recebe muitos milhões para os poucos atendimentos que realiza, e ainda deixa faltar médicos? É uma vergonha. A Prefeitura precisa esclarecer essa eventual negligência e solucionar este problema urgentemente”, criticou a vereadora Telma de Souza.

Leia também

Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região

Ver mais

População de Rua: Instituto Telma de Souza entrega Carta Aberta ao prefeito de Santos

Ver mais

Telma de Souza relança instituto de políticas públicas e firma parceria com entidade fundada pelo Presidente Lula

Ver mais