16/02/2021

TELMA QUESTIONA ATRASO NO PAGAMENTO PARA PROFISSIONAIS DAS VILAS CRIATIVAS

A vereadora Telma de Souza questionou a Prefeitura de Santos sobre o atraso no pagamento salarial dos profissionais que atuam nas Vilas Criativas de Santos. O requerimento foi apresentado na sessão de quinta-feira (11) e cobra do Poder Executivo e cobra explicações sobre o problema que já se arrasta desde janeiro.

De acordo com os profissionais, eles atuam sob o sistema de Recibo de Pagamento Autônomo (RPA). Eles relataram à parlamentar que em janeiro e receberam pouco menos da metade de seus rendimentos, por volta de R$ 600. Os trabalhadores receberam a informação que a diferença salarial seria corrigida em fevereiro.

O recurso não foi depositado e os profissionais foram avisados que o pagamento de fevereiro não seria depositado, mas que todos os atrasados seriam pagos no mês de março.

Falta transparência

Sem receber explicações, os trabalhadores ficaram preocupados e denunciaram o caso à parlamentar. Telma solicitou ao Governo Municipal explicações sobre a forma de contratação a respeito do sistema de Recibo de Pagamento Autônomo e o motivo do atraso nos pagamentos.

“Estamos falando de trabalhadores, que possuem despesas, famílias e compromissos. Eles não podem se dar ao luxo de receber metade do salário em janeiro e não receber salário em fevereiro. É inadmissível, sobretudo no momento em que vivemos”, pontua Telma. 

A ex-prefeita de Santos argumenta ainda que “a Administração Municipal precisa equacionar o problema o quanto antes, além de explicar quantos profissionais atuam dessa forma e do que se trata essa forma de contratação”.

Leia também

Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região

Ver mais

População de Rua: Instituto Telma de Souza entrega Carta Aberta ao prefeito de Santos

Ver mais

Telma de Souza relança instituto de políticas públicas e firma parceria com entidade fundada pelo Presidente Lula

Ver mais