TELMA PEDE CONVOCAÇÃO DE DIRIGENTES DA DERSA PARA EXPLICAR PROBLEMAS EM TRAVESSIA
Preocupada e insatisfeita com o funcionamento do sistema de travessias de balsas em todo o estado de São Paulo, particularmente na Baixada Santista, a deputada estadual Telma de Souza (PT) apresentou pedido de convocação do presidente da Dersa (responsável por este tipo de transporte marítimo), Laurence Lourenço, para prestar esclarecimentos sobre as deficiências do serviço.
O requerimento foi aprovado, na forma de convite, na Comissão de Assuntos Metropolitanos e Municipais da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), da qual Telma é titular. Entre os questionamentos, a parlamentar quer saber o motivo da lentidão no serviço de balsas e as alternativas planejadas pela Dersa para melhorar o atendimento. Na reunião, cuja data ainda será marcada (deve ocorrer dentro de um mês), Telma também cobrará um plano a curto prazo para a solução dos problemas.
“Atualmente, a mobilidade urbana é um dos assuntos mais importantes e que mais interfere no cotidiano da população, ainda mais quando o governo do estado não resolve a implantação de uma ligação seca (ponte ou túnel) para oferecer um transporte eficiente à população. Portanto, enquanto não se alcança o ideal, é obrigação da Dersa e do governo de São Paulo dar condições de uso deste serviço”, afirma a deputada.
Telma é a idealizadora da Frente Parlamentar Pró-Mobilidade Urbana de Santos e Região e já organizou duas audiências públicas para debater a questão: uma para a implantação de um sistema hidroviário para passageiros e cargas, e outra para a indicação da melhor forma de ligação seca entre as duas margens do Porto de Santos, que indicou como solução mais viável um túnel sob o canal do estuário.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região