TELMA PEDE AO ESTADO ETEC VOLTADA À INDÚSTRIA DO PETRÓLEO E GÁS NA ZN DE SANTOS
A deputada estadual Telma de Souza (PT) pediu ao Governo de São Paulo, via indicação parlamentar, a instalação de uma Escola Técnica Estadual (ETEC) com curso de Petróleo e Gás na Zona Noroeste (ZN) de Santos.
A parlamentar argumentou que as perspectivas financeiro-econômicas da Cidade estão em alta por conta da exploração de petróleo e gás na Bacia de Santos, mas, apesar disso, a Cidade não tem centros públicos voltados à formação de profissionais para suprir a demanda advinda desta nova fase econômica.
Paralelamente, a Zona Noroeste de Santos abriga um terço da população da Cidade e, apesar disso, não conta com nenhuma ETEC, uma vez que as duas existentes no Município (Aristóteles Ferreira e Dona Escolástica Rosa) estão no bairro Aparecida, na Zona Leste. “A ZN possui enorme número de jovens com pouca ou nenhuma perspectiva de futuro. Se Santos ganhar um centro de ensino qualificado como a ETEC, nada mais justo que ele fique na ZN. Esses jovens precisam se inserir no contexto do pré-sal, cujas expectativas são as melhores possíveis. Hoje, infelizmente, eles não se enxergam neste cenário”.
Despreparo
Telma argumenta que a população de toda a Baixada Santista está despreparada para o advento do petróleo e gás, mesmo tendo Santos como sede da futura Unidade de Operações da Bacia de Santos, que está sendo erguida pela Petrobras no bairro do Valongo.
A ETEC Aristóteles Ferreira oferece cursos de Agenciamento de Viagem, Desenho de Construção Civil, Edificações, Eletrônica, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Telecomunicações. A Etec Dona Escolástica Rosa dispõe Administração, Contabilidade, Metalurgia, Nutrição e Dietética, Secretariado e Segurança do Trabalho.
Nas cidades vizinhas, mais próximas da Zona Noroeste, como São Vicente e Cubatão, há ETECs com cursos de Enfermagem, Informática e Edificações, Logística e Meio Ambiente, apenas. “Uma ETEC na Zona Noroeste descentralizará as buscas pelas duas unidades atuais de Santos, permitindo desenvolvimento para toda a região, tão carente de recursos e de investimentos em Educação por parte do Estado”, finaliza a deputada.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região