
A deputada estadual Telma de Souza (PT) participou hoje (25/9), em Praia Grande, de reunião com o secretário de Estado da Segurança Pública, Fernando Grella Vieira. Na ocasião, o Grella Vieira voltou do compromisso com uma lista de reivindicações de investimentos no setor para o município e prometeu estudar uma parceira com a finalidade de promover ações preventivas na cidade.
A reunião, da qual participaram o prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, e vereadores, é a segunda feita para discutir os crescentes índices de violência na cidade. Na primeira, intermediada por Telma, em junho passado, o secretário-adjunto Antonio Carlos da Ponte recebeu a deputada e vereadores.
A principal reivindicação é pelo aumento do efetivo policial no município, um dos que mais que mais cresceu demograficamente na Baixada Santista. “Além disso, a população flutuante de Praia Grande é uma das que mais aumenta no Estado durante a temporada de verão”, afirmou Telma ao secretário. “Pensar a segurança é algo muito mais complexo do que falar em aumento do número de policiais, mas é preciso investir, com urgência, para aplacar a onda de violência que cresce assustadoramente em Praia Grande”, complementou a deputada.
O vereador Carlos Eduardo Gonçalves Karan (PDT) insistiu que a maior necessidade é aumento do efetivo. Segundo ele, desde 1996 o município ganhou 150 mil novos habitantes, porém, o efetivo policial ainda é o mesmo, com cerca de 400 homens. "É um policial para cada 680 habitantes, enquanto o preconizado é um policial para cada 250 habitantes. No ano de 2011, prometeram reforço de 103 policiais para a Cidade e isso não foi cumprido. Já solicitamos outras vezes e até agora aguardamos uma resposta”, finalizou.
“Vamos analisar”
O secretário destacou que algumas das propostas já vêm ao encontro do que o Estado preconiza, que é uma ação integrada, como já ocorre com o Gabinete de Gestão Estratégica para a Segurança Pública (Gamesp). “Alguns itens propostos são possíveis de atender, como o acesso ao banco de dados e a integração do sistema de videomonitoramento. Vamos analisar todas as reivindicações e dar uma resposta em breve”, prometeu.
Grella Vieira ainda se comprometeu a abrir concurso público para aumentar o efetivo das policias civil, militar e científica. A ideia é criar 1 mil cargos de agentes de escoltas; 1,4 mil policiais militares; cerca de 2,8 mil cargos na polícia civil e 1,5 mil na polícia cientifica.