20/09/2013

TELMA PARTICIPA DE REUNIÃO EM DEFESA DO SUAS EM SALTO (SP)

Coordenadora da Frente Parlamentar Estadual em Defesa do SUAS – Sistema Único da Assistência Social – em São Paulo, a deputada estadual Telma de Souza (PT) participou hoje (20/9), em Salto (SP), de reunião com o objetivo de ampliar as discussões sobre a implementação da política de Assistência Social nos municípios em busca da excelência no atendimento da população.
 
No encontro, organizado pela Secretaria Municipal de Ação Social e Cidadania de Salto, e que contou com a participação de cerca de 60 pessoas, entre gestores, trabalhadores, usuários e militantes do setor, ficou decidida a articulação para a criação do Fórum Estadual de Assistência Social. 
 
O Fórum seria um dispositivo utilizado pelo grupo para a discussão de estratégias e pontos comuns a serem trabalhados na Conferência Estadual da Assistência Social pelos delegados já eleitos.
 
Ficou decidido, também, que o município de Salto sediará o 1º Comitê Regional de São Paulo. A ideia é criar comitês em diversas regiões paulistas para a organização do Fórum Estadual, criando, assim, uma cadeia de discussões onde será possível amadurecer os pontos a serem levantados na Conferência Estadual da Assistência Social.
 
Palestras
Em Salto, Telma participou de palestras sobre “Os Marcos Históricos do SUAS: caminhos para a construção de uma política pública” e “Gestão e Financiamento do SUAS: desafios da contemporaneidade”, seguidas de debates e encaminhamentos das propostas apresentadas.
 
O SUAS
Implantado em 2004 pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o SUAS, como já diz o nome, equivale ao SUS – Sistema Único de Saúde, responsável por estruturar uma cadeia de políticas que garante atendimento gratuito em todo o território nacional, através de uma complexa rede custeada em conjunto pela União, estados e municípios.
 
Como esfera de governo, o Estado de São Paulo ainda não fez adesão plena ao SUAS. Os municípios paulistas, porém, têm aderido em peso. Dados do MDS apontam que 576 dos 645 (cerca de 90") já aderiram.

“Isso comprova que a grande maioria dos prefeitos reconhece a importância desta política de proteção social não-contributiva”, destacou Telma, que luta pela implantação do SUAS em São Paulo. “A Assistência Social requer outras estratégias que superem a prática assistencialista e caminhem para o lido das emendas parlamentares, de forma integrada aos Planos Municipais de Assistência Social das respectivas localidades contempladas”, analisou a deputada.

Leia também

Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região

Ver mais

População de Rua: Instituto Telma de Souza entrega Carta Aberta ao prefeito de Santos

Ver mais

Telma de Souza relança instituto de políticas públicas e firma parceria com entidade fundada pelo Presidente Lula

Ver mais