A noite desta sexta-feira (18/02) transpirou arte e cultura. Dezenas de amigos e parceiros de um dos maiores nomes da poesia santista reuniram-se para homenageá-lo no Teatro Guarany. Trata-se de Jair de Freitas, que foi brindado com o show literomusical “10 anos sem Jair de Freitas”.
Os músicos Luiz Cláudio de Santos, Julinho Bittencourt, Lincoln Antônio e Juçara Marçal apresentaram canções compostas em parceira com o poeta. E em breves intervalos Gilson de Mello Barros, Beatriz Rota Rossi, Luiz Cancello, Luiz Soares, Valdir Alvarenga e Roberto Martins apresentaram poemas e depoimentos que trouxeram à tona a essência do poeta e de sua obra, emocionando o público formado por amigos e parceiros de Jair - e dentre eles a deputada estadual eleita Telma de Souza (PT).
“A produção literária, musical e de rebeldia de Jair de Freitas vai ser perene. Sua irreverência é o combustível daqueles que fazem da cultura o grito revolucionário sem acomodação. Isto foi e é Jair. Felizes aqueles que com ele conviveram. Mais felizes, ainda, aqueles que hoje e sempre são seus parceiros e cúmplices”, disse a parlamentar.
A ocasião marcou, também, o início do projeto que pretende reunir e publicar toda a obra do poeta. O evento teve como principal colaborador a Cavalo de Praia Produções.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região