
A deputada estadual Telma de Souza (PT) participou de Sessão Solene realizada na Câmara de Santos na última sexta-feira (7/11), que abriu oficialmente a Semana de Saúde Pública Dr. David Capistrano, que contou com a presença do diretor do Departamento de DST, AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, Fábio Mesquita . Criada a partir de iniciativa do vereador santista Evaldo Stanislau (PT), a programação enaltece a trajetória do ex-prefeito (1993-1996) e secretário de Saúde de Santos entre 1989 e 1992.
No governo de Telma na Prefeitura de Santos (1989-1992), Capistrano ajudou a pôr em prática uma verdadeira revolução social e na Saúde da cidade, com medidas como a criação da rede de policlínicas, a intervenção na Casa de Saúde Anchieta (um dos marcos da luta antimanicomial no Brasil) e a política de redução de danos, incluindo a distribuição de seringas a usuários de drogas injetáveis, que tirou de Santos o título de cidade número 1 em casos de Aids.
“As experiências foram tão bem sucedidas que tornaram-se referência internacional, fazendo com que Capistrano, indicado por Telma, a sucedesse na Prefeitura. “Tive o privilégio de ter David Capistrano Filho como companheiro de lutas políticas e também de trabalho, quando fui prefeita. Encontramos, um no outro, a coragem e o arrojo suficientes para, com o apoio de profissionais de extrema grandeza, quebrar paradigmas que cercam a maioria dos gestores públicos e revolucionar a vida das pessoas”, afirmou Telma.
Para ela, Capistrano foi um dos maiores especialistas em saúde pública que o Brasil produziu em sua história recente. “Nossas divergências em torno de posicionamentos políticos nunca me impediram de reconhecer o valor profissional e humano desse homem, que, em toda sua vida, só fez colocar seus ideais acima de qualquer ambição particular”, complementou.
As atividades da Semana de Saúde Pública Dr. David Capistrano continuam durante toda a semana. Na próxima quinta-feira, na Câmara de Santos, Telma participa do painel sobre Saúde Mental, Álcool e Drogas, que contará, ainda, com o coordenador de Saúde Mental do Governo Federal, Roberto Tykanori, do arte-educador Renato Di Renzo, do projeto TamTam, da coordenadora de Saúde Mental da Prefeitura de Santos, Danielle Rufino, e da médica psiquiátrica e ex-diretora da Casa de Saúde Anchieta, Sandra Chioro.
Confira a programação completa:
Segunda-feira - 10 de novembro
8h - Simpósio Santista de Atenção Básica
Local: Teatro Guarany (Praça dos Andradas s/nº, Centro Histórico)
Terça-feira - 11 de novembro
8h – Simpósio Regional de Agentes de Saúde
Local: Auditório Sindipetro (Av. Conselheiro Nébias 248, Vila Mathias)
Quarta-feira - 12 de novembro
9h – Painel Atenção Básica /Programa de Saúde da Família
9h – Painel Atenção Básica /Programa de Saúde da Família
11h – Painel Controle Social – Conselho Municipal de Saúde
14h – Painel Pessoas com deficiência
16h – Painel Saúde da Mulher
Local: Câmara (Praça Tenente Mauro Batista de Miranda, 1, Vila Nova)
Quinta-feira - 13 de novembro
9h – Painel DST/AIDS e Hepatites Virais
11h – Painel Saúde Mental, Álcool e Drogas
14h –Tarde Cultural
Local: Câmara
Sexta-feira - 14 de novembro
9h - Entrega de prêmios do concurso escolar
Local: Salão Nobre da Prefeitura
20 h -Teatro na Rua – Peça “A tarde ardia com cem sóis”, Projeto Tam Tam
Local: Rua São Paulo, em frente ao prédio do antigo Hospital Anchieta