Telma ouve reivindicações em São Sebastião e Caraguatatuba
Telma encontrou-se com militantes e lideranças políticas do Litoral Norte, durante visita feita no último sábado
Energia elétrica, uma passarela sobre a Rodovia Rio Santos e emprego. Essas foram as três reivindicações mais repetidas à deputada federal Telma de Souza (PT-SP), na visita que fez no último sábado pela manhã ao núcleo Vila Baiana, em Barra do Sahy, na cidade de São Sebastião, litoral norte de São Paulo. Após reunião com os moradores locais, Telma visitou o centro da cidade e em seguida esteve em Caraguatatuba.
No encontro com a comunidade carente de Vila Bahiana, Telma comprometeu-se a enviar ofícios aos órgãos públicos que cuidam das questões que foram levantadas, como, por exemplo, uma comunicação ao DER no que se refere à passarela e ao Programa Luz para Todos, para tratar do pedido de extensão da rede elétrica para toda a comunidade. “São questões que podemos tentar dar um encaminhamento”, disse. Sobre a falta de emprego, os moradores explicaram que isso se deve principalmente ao fato de o núcleo habitacional estar dentro de um programa de congelamento de construções, determinado pela Prefeitura. Como a maioria trabalha em construção civil, não há emprego para eles. Telma avaliou que o assunto precisa ser discutido com o poder público local e colocou o mandato à disposição. O encontro foi um ato conjunto com a campanha do deputado estadual candidato à reeleição Carlinhos de Almeida (PT).
Em Caraguatatuba, Telma encontrou militantes da campanha do candidato a deputado estadual, José Cândido, também do PT. Ela caminhou pelo centro da cidade e falou sobre gestão pública para alunos de uma escola de administração. “Vocês, que são bem jovens e estão aqui estudando para, naturalmente, tentar galgar um bom posto de trabalho, sabem qual a importância da educação. E vocês devem saber que hoje existe o Prouni, que garante bolsas nas faculdades particulares. E há também o Fundeb, que direcionará recursos para a educação desde o período da creche até o final do segundo grau. Significa que hoje temos a educação toda coberta pelo Governo Federal. O aluno que tiver boa nota ao final do segundo grau estará diretamente na universidade. E o mais interessante é que na história deste país quem fez mais pela educação foi um torneiro mecânico, que não teve a oportunidade de estudar. Isso por si só nos mostra que é preciso sim, entender de administração, mas, principalmente, administrar para as pessoas, fazer uma gestão onde o homem seja o mais importante, não os números, não as máquinas e sim as pessoas. É por isso que estamos aqui, pedindo o voto para Mercadante ao governo do Estado, para o Suplicy e para o Lula”, disse Telma.
Nos encontros que teve, Telma foi informada de que políticos locais estão-se intitulando os “patrocinadores” da proposta da instalação de escritório regional da Petrobras para a exploração da Bacia de Santos. Ela aproveitou para esclarecer sua atuação nesse campo e deu o alerta: “A exploração do gás e do petróleo vai propiciar empregos para a mão-de-obra técnica especializada e é fundamental que as pessoas estejam atentas aos cursos que serão desenvolvidos pelas escolas e universidades”.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região