13/02/2017

TELMA LIDERA MOÇÃO PELA MANUTENÇÃO DA CULTURA NA CADEIA VELHA

Moção proposta pela vereadora Telma de Souza e subscrita por todos os vereadores da Câmara Municipal de Santos repudia a decisão tomada pelo Governo do Estado de São Paulo que prevê a ocupação da Cadeia Velha por salas administrativas da Agência Metropolitana da Baixada Santista (AGEM), em detrimento das atividades culturais, marca deste espaço. A decisão surpreende especialmente por ocorrer após o vultoso investimento de R$ 11 milhões do erário estadual na reforma e restauração do prédio.

A comunicação do encerramento das atividades se deu pelo secretário de Estado da Cultura, José Roberto Salek, em 10 de janeiro último. Conforme o anunciado publicamente pelo representante do governador do Estado, as Oficinas Culturais Pagu perdem o espaço da Cadeia Velha para o desenvolvimento das suas atividades. A alegação para tal restrição é a realização de medidas de contingenciamento pelo Palácio dos Bandeirantes.

A decisão do Poder Executivo Estadual não desaloja apenas as Oficinas Culturais Pagu, mas também prejudica os alunos do Projeto Guri, programa de formação musical para jovens da Zona Noroeste de Santos. Pela nova definição, esses alunos terão de deixar suas aulas no Centro Cultural da Zona Noroeste, que fica na região onde residem, para se deslocar à Cadeia Velha, localizada na Praça dos Andradas, zona central de Santos, onde terão apenas algumas salas à disposição. A situação fará com que a maioria das crianças deixe de participar do Projeto, seja por conta da distância, seja por conta do custo de locomoção, já que não há previsão de custeio das passagens e ações para garantir a segurança desses jovens no trajeto.

Leia também

Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região

Ver mais

População de Rua: Instituto Telma de Souza entrega Carta Aberta ao prefeito de Santos

Ver mais

Telma de Souza relança instituto de políticas públicas e firma parceria com entidade fundada pelo Presidente Lula

Ver mais