
Após interferência da deputada estadual Telma de Souza (PT), a CPFL Piratininga suspendeu, pela segunda vez em pouco mais de um ano, o fechamento de seu Centro de Controle de Controle Operacional (CCO) na Baixada Santista. A empresa pretendia transferir seu CCO para Sorocaba a partir do próximo domingo (1/9), mas voltou atrás depois de Telma solicitar informações a respeito da decisão.
Em contato com a empresa, o gabinete de Telma confirmou informação passada por sindicalistas na tarde de hoje (30/8). A CPFL – concessionária de distribuição de energia elétrica – já havia se movimentado no início de 2012 com a mesma intenção, com o intuito de centralizar suas operações em Sorocaba.
A partir de então, a deputada propôs a formação de um grupo de trabalho regional com a finalidade de acompanhar a desmobilização do CCO da CPFL na Baixada Santista e assegurar, por exemplo, o realocação dos 270 funcionários da empresa que atuam na região, já que a empresa garantia o remanejamento dos trabalhadores.
Diante da atitude de Telma, a CPFL decidiu suspender a desativação por tempo indeterminado, fato que foi comunicado à deputada pelo diretor de Comunicação da empresa, Augusto Rodrigues, por telefone.
A parlamentar argumentou que o fechamento do Centro de Operações em Santos contrasta com a onda de desenvolvimento regional. Para ela, o crescimento do Porto de Santos, a exploração do pré-sal e a expansão imobiliária vão exigir unidades específicas. “Pode até haver motivos técnicos e financeiros muito fortes que apontem para a transferência, mas, com certeza, são muitos os motivos da relação do ponto de vista político-econômico. Não há dúvidas de que isso precisa ser revisto”, defendeu.
A empresa ressaltou que se trata apenas da suspensão da medida, mas se comprometeu a manter o gabinete de Telma a par das negociações até a decisão final.
Cobertura
Na Baixada Santista, a CPFL Piratininga responde pela distribuição de energia elétrica nos municípios de Santos, Cubatão, São Vicente, parte de Praia Grande, além do Distrito de Vicente de Carvalho, em Guarujá.