
Como deputada federal, Telma de Souza iniciou, em 1998, uma campanha para angariar recursos para a construção da Avenida Perimetral de Santos, que hoje é não apenas o principal pulmão viário da cidade, mas, também, uma rota altamente estratégica para a Baixada Santista. É pela Perimetral que passam as cargas que levam e trazem as riquezas que deixam e chegam o maior porto da América Latina, que bate sucessivos recordes de movimentação.
A Perimetral do Porto de Santos foi aberta ao tráfego em 2010, após quase uma década de obras. O Governo Federal investiu R$ 110 milhões, porém, os primeiros recursos desse significativo montante foram destinados por Telma, que indicou todas suas emendas parlamentares para as obras da Perimetral.
Mobilização
No ano seguinte, em 1999, Telma repetiu a ação, desta vez com o apoio do falecido deputado Ricardo Izar. A partir do ano 2000, Telma conseguiu mobilizar não apenas um, mas todos os 70 deputados federais da bancada de São Paulo no Congresso Nacional para, num esforço suprapartidário, incentivar a concretização desta fundamental realização para a Baixada Santista.
A partir de então, as obras foram iniciadas e, com aportes financeiros feitos diretamente pelo Governo Federal, por meio da Codesp, a Perimetral do Porto, finalmente, tornou-se uma realidade. Com nove quilômetros de extensão, ela recebe, diariamente, cerca de 8 mil veículos, de passeio e de cargas. A Perimetral de Santos deu tão certo que serviu de modelo para a Avenida Perimetral de Guarujá, aberta ao tráfego em 2013.
Como deputada estadual, a Telma dá continuidade à luta pela mobilidade urbana, que está diretamente ligada à qualidade de vida. Este trabalho tem que continuar. Porque o compromisso da Telma é com você, com todos nós. Ela é a nossa força, sempre do nosso lado.