Telma indica Irmã Dolores para receber prêmio feminino
A deputada federal Telma de Souza (PT-SP) indicou, nesta terça-feira (14/02), durante reunião da bancada feminina da Câmara dos Deputados, Irmã Dolores para receber o Diploma Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós. A premiação outorgada pela Câmara homenageia anualmente cinco brasileiras que contribuíram para o pleno exercício da cidadania e a defesa dos direitos femininos.
Para Telma, trata-se de uma justa homenagem a quem dignifica não apenas as mulheres, mas a própria condição humana. “Irmã Dolores é um grande exemplo para todas nós. Seu trabalho e sua vida são uma inspiração para a construção de um mundo de igualdade e dignidade para todos”. A indicação da religiosa, que atua na periferia de São Vicente, foi corroborada pela também deputada Mariângela Duarte (PT-SP).
Irmã Dolores recentemente foi uma das indicadas para concorrer ao Prêmio Nobel pela campanha 1000 mulheres. O Diploma Mulher-Cidadã será entregue durante as comemorações dos Dia Internacional da Mulher, 8 de março.
Primeira Deputada - Carlota Pereira de Queirós, que dá nome ao diploma, foi a primeira mulher eleita deputada federal no país, em 1933, na Assembléia Nacional Constituinte. Médica, ela se iniciou na política quando organizou, junto à Cruz Vermelha, um mutirão de 700 mulheres para dar assistência aos feridos na Revolução Constitucionalista de 1932. Carlota atuou na vida parlamentar até 1937, quando o Congresso Nacional foi fechado. Ela foi a autora do primeiro projeto sobre a criação de serviços sociais no Brasil e fundou a Associação Brasileira de Mulheres Médicas.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região