TELMA HOMENAGEIA SOCIEDADE VISCONDE DE SÃO LEOPOLDO NA ASSEMBLEIA
“A escola é um lugar privilegiado, de formação integral do jovem. Tem o dever de produzir cultura e transformar a sociedade. E o papel de oferecer um norte numa sociedade tomada pelo consumismo, egocentrismo e prazer imediato”. As palavras, do bispo diocesano de Santos, Dom Jacyr Francisco Braido, foram proferidas na manhã de hoje (21) durante sessão solene, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), em homenagem aos 60 anos da Sociedade Visconde de São Leopoldo (SVSL). A iniciativa é da deputada Telma de Souza (PT).
Mais de 100 pessoas acompanharam a solenidade, que marcou as Bodas de Diamante da instituição, fundada em 1951 pelo então bispo diocesano de Santos, dom Idílio José Soares. O primeiro curso criado foi o de Direito, em 1952. Mais tarde, em 1986, a SVSL criou a primeira universidade da Baixada Santista, a Católica de Santos (Unisantos).
“A Sociedade Visconde de São Leopoldo nasceu de um coração que estava preocupado com a evolução da sociedade de Santos e da Baixada Santista, que na época não contava com cursos superiores”, afirmou Dom Jacyr. Presidente da SVSL e chanceler da Unisantos, ele salientou, ainda, que a SVSL foi batizada em homenagem a José Feliciano Fernandes Pinheiro (1774-1847), o Visconde de São Leopoldo, fundador dos cursos jurídicos no Brasil, que já no período colonial defendia a criação de uma universidade em terras brasileiras.
Telma – que se formou em Pedagogia, Direito e Saúde Coletiva na Unisantos – destacou o papel importante da instituição na formação intelectual da sociedade santista. “Considero que sou, na política, aquilo que esta universidade me ensinou” disse ela, que foi vereadora e prefeita de Santos e quatro vezes deputada federal.
A parlamentar lembrou que a Unisantos espalhou sementes mundo afora, citando o caso do ministro do Supremo Tribunal Federal, Antônio César Peluso, que se formou no curso de Direito da Católica.
Placa
Durante a cerimônia, Telma entregou uma placa comemorativa a dom Jacyr. A ex-reitora da Unisantos, Maria Helena Lambert; a professora Clotilde Paul; e a diretora do Liceu Santista, também mantido pela SVSL, Cláudia Cristina Taboada, foram presenteadas com arranjos de flores.
A Universidade Católica de Santos mantém 45 cursos de graduação nas áreas de Humanas, Exatas, Saúde e Tecnologia, além de dezenas de cursos de aperfeiçoamento, tais como MBA, Mestrado, Pós Graduação e Latu Sensu. Ao todo, a Unisantos tem 7.500 alunos divididos em três campi, dois na Vila Mathias e um no Boqueirão, em Santos, e oferece a seu corpo discente cerca de três mil bolsas de estudo. Além de alunos e professores, participaram da sessão solene os deputados José Cândido (PT) e Leci Brandão (PC do B).
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região