
A deputada estadual Telma de Souza (PT) presta, nesta segunda-feira (24/9), duas justas homenagens a importantes instituições da cidade de Santos. Uma delas é a Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Santos, pelo encerramento de seu 80º aniversário e início das comemorações dos 81 anos de fundação. A outra é o Corpo de Voluntários da Santa Casa da cidade, a mais antiga do País.

Às 20 horas, na Assembleia Legislativa de São Paulo, Plenário Juscelino Kubitscheck, tem início a Sessão Solene em homenagem ao Mês da Mulher. Na oportunidade, cada uma das 12 deputadas estaduais da Casa entregará uma placa a uma personalidade de destaque ou entidade. Telma optou por laurear o Corpo de Voluntários da Santa Casa, na figura das chamadas Rosinhas, Amarelinhas e Verdinhas, como são conhecidos os grupos mais antigos que atuam na Santa Casa de Santos.
Formados, em sua grande maioria, por senhoras que dedicam seu tempo a ajudar na administração do hospital e no cuidado e atenção com os pacientes, os grupos, juntos, somam quase 100 anos de serviços prestados. As Amarelinhas, coordenadas por Aparecida Regina Ramos Santos, são as mais antigas, atuam desde 1957. São elas as responsáveis por cuidar das camas, cortar cabelos e unhas de pacientes, além de organizar campanhas para a confecção de enxovais para gestantes carentes, entre outros trabalhos.
Depois, vieram as Rosinhas, sob a coordenação de Nelli Valente Cavallucci, que oferecem alimentação aos pacientes e cestas básicas para os mais necessitados, além de doarem catéteres e próteses de mama. O grupo de voluntários mais recente na Santa Casa de Santos é o das Verdinhas, criado no início dos anos 2000. Este desenvolve um trabalho mais técnico junto à Comissão de Controle de Qualidade do hospital, ouvindo os pacientes e traduzindo as informações em serviços prestados.
“Tanto a OAB quanto o Corpo de Voluntários da Santa Casa são instituições que desempenham importantes papéis na cidade de Santos, cada um à sua maneira. Ambos merecem toda a nossa consideração”, destaca Telma.