TELMA FAZ CAMPANHA COM MARINHO EM SÃO VICENTE E SANTOS
“Tenho a consciência e uma história política que me permitem andar de cabeça erguida nas ruas e afirmar, para quem quiser me ouvir: nunca um governo fez tanto pelo Brasil e por seu povo quanto o governo do presidente Lula; e nunca um governo foi tão covardemente atacado por seus opositores quanto o governo do presidente Lula. É isso o que pretendo fazer, até o dia da eleição, e é isso que eu convido, todos os presentes, a fazerem comigo”. As palavras são da deputada federal Telma de Souza (PT-SP), durante ato de apoio à candidatura do presidente Lula, realizado no início da noite de terça-feira (17), no Sindicato dos Operários da Administração Portuária da Baixada Santista (foto).
Contando com a presença do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, licenciado temporariamente do cargo para se integrar à campanha de Lula, o ato reuniu sindicalistas portuários e lideranças de vários outros segmentos profissionais.
Luiz Marinho, ex-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), salientou que estava ali não na condição de ministro, mas de pessoa que teve toda a sua formação no movimento sindical brasileiro. “Tenho convicção de que Lula será reeleito, para dar prosseguimento e aprofundar as mudanças necessárias a este país. No entanto, preciso que nos mobilizemos ao máximo, em nossas cidades e regiões, para dar uma amplitude ainda maior a essa vitória, colocando em discussão não apenas a questão eleitoral, mas o projeto de país que o presidente defende”, afirmou Marinho, indicando que a comparação entre os quatro anos do governo Lula com os oitos do governo FHC fornecem “material mais do que suficiente” para justificar a reeleição a partir de bases concretas. Como exemplo, ele citou que, em apenas três anos e meio de governo, Lula já criou 6 milhões de empregos formais, enquanto em dois mandatos consecutivos FHC deixou um saldo de somente 3,9 milhões.
Ao usar a palavra, o presidente do Sindicato dos Urbanitários da Baixada Santista e presidente municipal do PPS, Marcos Sérgio Duarte, explicou que, embora existam divergências sobre algumas das práticas adotadas pelo governo Lula ao longo do primeiro mandato, a opção pela reeleição foi, para ele, uma decisão fácil: “Jamais nos aliaríamos a essa extrema-direita que tentar voltar ao poder”. Também incisivo, o presidente do Sindicato dos Operários da Administração Portuária, Everandy Cirino dos Santos, lembrou que “Ackimin mandou a Polícia Militar bater nos trabalhadores”, durante a greve da estiva em 2001. “Portanto, é mentira, como andam dizendo por aí, que estaríamos apoiando o Alckmin. Como é que apoiaríamos alguém que manda bater em trabalhador. Somos Lula”, complementou Cirino.
Campanha – O ato de apoio dos sindicalistas a Lula encerrou um dia de eventos protagonizados pelo ministro do Trabalho, que esteve na região defendendo a reeleição do presidente. O roteiro do ministro licenciado começou, pela manhã, em São Vicente, prosseguindo depois pelo centro de Santos, onde fez visita à Associação Comercial e em cuja sede deu entrevista coletiva aos órgãos de imprensa locais.
Telma e Marinho fizeram caminhada pelo centro de Santos (acima) e estiveram na Associação Comercial santista, sendo recepcionados pelo presidente José Moreira (ao lado)
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região