TELMA FALA SOBRE SAÚDE PÚBLICA A ALUNOS DA UNISANTA
A visão de Telma sobre a saúde pública foi exposta a alunos da Universidade Santa Cecília, em debate na última quarta-feira (15). Embora com a agenda cheia de compromissos devido à campanha para deputada estadual, a convite do diretor Ivan Cheida Faria, da Faculdade de Fisioterapia, Telma decidiu participar do Encontro sobre Políticas Públicas de Saúde.
Dentre os temas abordados, o Ato Médico. Este projeto existe desde 2002. Trata-se de uma tentativa da classe médica em delimitar sua área de atuação, sobrepondo a medicina sobre outras áreas, estabelecendo que só o profissional médico possa diagnosticar e subscrever conduta terapêutica.
O projeto já foi modificado, sofreu alterações, já foi votado na Câmara, mas precisa passar pelo Senado. Várias instituições entraram no Ministério Público argüindo a inconstitucionalidade da matéria.
Telma, agora mestre em Saúde Coletiva, falou sobre a estruturação do setor quando foi prefeita de Santos. Abordou a concepção e o funcionamento do Sistema Único de Saúde – SUS, defendendo o pleno fortalecimento do setor público, com prestação de serviços de qualidade. “Já tivemos em Santos o agendamento de consultas pelo telefone, algo que involuiu; criamos os planos de internação e atendimento domiciliar, além de vários outros serviços. É possível e exigível do poder público a prestação de bons serviços”, afirmou.
Professora, habituada ao ambiente acadêmico, Telma sentiu-se em casa. “Agradeço ao convite e vejo muito sentido em se discutir estes temas dentro da disciplina de Cidadania, Política e Ética. Estão todos de parabéns”, afirmou.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região