
Telma foi uma das convidadas para apresentar as propostas e fazer uma análise do panorama atual das mulheres na sociedade. Realizado no Teatro Municipal de São Sebastião, o evento foi organizado pelo Conselho Municipal da Condição Feminina de São Sebastião – Litoral Norte de São Paulo, pela Associação de Amparo à Mulher Sebastianense e pela Associação de Mulheres da Costa Sul.
"Aqui, no Litoral Norte, quando comparamos a população feminina com a representatividade nos Poderes Legislativo e Executivo, há uma discrepância muito grande. As mulheres são maioria entre a população do Litoral Norte, mas têm apenas 6 vereadoras em um universo de 46, considerando São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba e Caraguatatuba. É uma diferença muito grande", analisou Telma. Ela ainda destacou que as prefeituras locais dão pouca atenção para a política de equidade de gêneros. Para ela, o indicador mais evidente é a quantidade de secretárias com atuação nas quatro prefeituras: apenas 16, em um total de 77.
Telma destacou, contudo, a Prefeitura de Caraguatatuba, que divide igualmente o secretariado, tendo 10 secretárias e 10 secretários. "Se as mulheres não tiverem a consciência de que o olhar feminino é especial, aumentando sua representatividade, pouco avançaremos nas questões de igualdade de gênero".
Em sua apresentação, Telma reforçou que homens e mulheres são complementares, sendo que, na maioria das vezes, são respectivamente razão e emoção. "Quando trabalhamos conjuntamente, em condições semelhantes de poder, podemos fazer avançar as propostas e colocá-las em execução", concluiu.