TELMA ESTUDA POLÍTICAS PÚBLICAS COM COMUNIDADE ESPANHOLA
Em reunião com uma comitiva da comunidade espanhola no Brasil, a deputada estadual Telma de Souza (PT-SP) garantiu, nesta quinta-feira (31/03), que trabalhará em parceira com a “Fundação Espanhóis no Mundo - Brasil”, o “Centro Asturiano de São Paulo”, o “Movimento das Mulheres Espanholas - Brasil” e o “Conselho de Residentes Espanhóis de São Paulo”.
O objetivo do encontro foi discutir políticas sociais voltadas a jovens e mulheres do Estado de São Paulo. “Tudo que puderem apresentar de políticas públicas, tragam. Trabalharemos, juntos, pela saúde e pela capacitação não apenas de espanhóis e descendentes, mas de toda a sociedade”, disse a parlamentar.
A proposta lançada pelas entidades é de firmar intercâmbios de políticas públicas entre os dois países. “Nosso principal objetivo é atuar nas áreas social, cultural e assistencial. Como conhecemos o trabalho de Telma como prefeita e deputada; sabemos que estamos buscando apoio com a pessoa certa”, disse o vice-presidente da Fundação Espanhóis no Mundo - Brasil, Francisco Javier F. López. “Temos diversos projetos em andamento. Realizamos trabalhos voltados à saúde da terceira idade, capacitação de mulheres com cursos de cuidadoras. Estamos implantando, ainda, cursos de gastronomia e informática, para espanhóis e brasileiros”, complementou.
O grupo disse que um dos seus intuitos é trabalhar pensando na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016, envolvendo Santos, que, possivelmente, será uma cidade sub-sede da Copa. “Pretendemos oferecer um curso técnico em hotelaria. Já estamos buscando pareceria junto ao Sindicato de Hotéis Bares e Similares de São Paulo e poderemos levar esta e outras propostas a Santos, já que temos um vínculo estreito com o Centro Cultural Espanhol de Santos e outras instituições da cidade”, explicou o vice-presidente da Fundação Espanhóis no Mundo - Brasil, José Pérez, reconhecendo que a parlamentar protocolou uma frente parlamentar específica para a indicação de Santos como cidade-base da Copa.
Participaram, também da reunião a presidente do Centro Asturiano de São Paulo, Maria del Rosario Concepción Fernandez, a representante do Movimento das Mulheres Espanholas de São Paulo, Isabel Blanco, o presidente e o vice-presidente da Fundação Espanhóis no Mundo, respectivamente Francisco Javier López e José Pérez, os diretores dos setores Jurídico e Administrativo da fundação, Felipe Pousada e Cristiano Vargas, e o presidente do Conselho de Residentes Espanhóis de São Paulo, Arturo Chao Maceiras.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região