15/10/2013

TELMA E SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE SP DEBATEM MELHORIAS PARA O CLEÓBULO

Em audiência especial nesta terça-feira (15), Dia do Professor, a deputada estadual Telma de Souza (PT) e o secretário de Educação do Estado, Hermann Vooward, debateram formas de melhorar a qualidade do ensino para os alunos da Escola Cleóbulo Amazonas Duarte, em Santos, cujo prédio foi dividido para abrigar a Diretoria Regional de Ensino. O secretário prometeu ampliar o atendimento da unidade, e, ainda, convidou Telma para fazer, conjuntamente, uma discussão sobre conteúdo pedagógico da escola.
 
Desde o início do ano, professores, alunos e os respectivos pais e responsáveis estão preocupados com a perda de qualidade do ensino devido à destruição, por parte do Governo do Estado, dos espaços pedagógicos da escola para abrigar a Diretoria de Ensino. Em meados deste ano, esta direção regional foi transferida para o colégio, para que um campus da Universidade de São Paulo (USP) fosse instalado em seu antigo prédio, a Escola Cesário Bastos. No entanto, a cessão de uma nova área para a Diretoria - contrapartida da Prefeitura de Santos para que a USP fosse para Santos – não ocorreu, exceção apenas da indicação de um prédio cujo aluguel custaria R$ 110 mil mensais aos cofres públicos.

“Tentei com muito empenho, ao limite, receber uma área para montar a Diretoria de Ensino. Mas, nada foi colocado à disposição da Secretaria, a não ser R$ 110 mil de aluguel para um prédio. Então, do ponto de vista do espírito público, de melhor aplicação do recurso da população, não tive outro caminho senão compartilhar a Diretoria em uma escola. Mas, farei de tudo para que a escola Cleóbulo mantenha a qualidade de ensino. Lamento, peço desculpas aos professores e à comunidade, mas foi a melhor alternativa que me restou”, respondeu o secretário a Telma.

Diante da impossibilidade uma nova área para a Diretoria, Telma pediu ao secretário que informe à população e ao corpo docente do Cleóbulo sobre o que o levou a ocupar a escola. Ele acolheu a proposta, garantindo que, ao término das obras de adequações da Diretoria, fará a visita acompanhado da deputada. “A experiência mostra que, em determinadas regiões, onde a Diretoria está perto da escola, temos uma grande qualidade de ensino. Então, Telma, quero ir com você à escola para, ao final das obras, debater o conteúdo pedagógico, junto aos professores”.

“Entendo as razões, mas ainda não esgotarei minha luta. Tentarei uma última vez, comunicando, novamente, o governador sobre a situação e a necessidade de devolver os espaços pedagógicos para os professores e alunos”, completou a deputada, acompanhada da professore Rosane, que representou o corpo docente do Cleóbulo.

Leia também

Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região

Ver mais

População de Rua: Instituto Telma de Souza entrega Carta Aberta ao prefeito de Santos

Ver mais

Telma de Souza relança instituto de políticas públicas e firma parceria com entidade fundada pelo Presidente Lula

Ver mais