TELMA É ESCOLHIDA COMO UMA DAS VOZES FEMININAS EM PROL DOS DIREITOS HUMANOS
As quase três décadas de dedicação à vida política renderam à deputada estadual Telma de Souza (PT) uma bonita homenagem na tarde de hoje (18), em sessão solene presidida pelo vereador Reinaldo Martins (PT) na Câmara de Santos. Telma foi escolhida uma das vozes femininas em prol dos Direitos Humanos.
Atual deputada estadual e em sua segunda passagem na Assembleia Legislativa de São Paulo, Telma, prefeita de Santos entre 1 989 e 1 992, deputada federal por quatro mandatos e, ainda, vereadora em outros dois, foi uma das homenageadas pela Organização Neo Humanitarismo Universalista e a Associação Polonesa Educativo Cultural, que reconheceu a importância e relevância da atuação política da deputada em prol da humanidade.
A sessão solene foi calcada na trajetória de Maria Sklodowska-Curie, como parte das comemorações do centenário do Prêmio Novel de Química outorgado à cientista em 1 911. A polonesa Marie Curie foi a primeira mulher a receber o título de doutora em Ciências na Europa e foi pioneira, também, com a conquista do Nobel de de Física (1 903). A solenidade na Câmara de Santos serviu para premiar, também, as estudantes vencedoras do Concurso Cultural “Cartas para Marie Curie”, promovido entre as escolas da rede municipal de ensino.
Além de Telma, foram homenageadas, ainda, a professora universitária, escritora e jornalista Tereza Cristina Tesser, autora do livro “De Passagem Pelos Nossos Estúdios - A Presença Feminina no Início do Rádio no Rio de Janeiro e São Paulo, 1923 – 1943”; a presidente do Instituto Neo Mama, Gilze Maria Costa; e a professora e secretária de Educação de Santos, Sueli Maia. Gilze lembrou que foi a cientista Marie Curie quem criou as técnicas de radioterapia, tratamento largamente utilizado no combate ao câncer. “Partilhar seus conhecimentos em prol da humanidade e abrir mão da patente da radioterapia. Isso, só uma mulher poderia fazer”, discursou Gilze.
Trajetória
Ao entregar o prêmio à Telma, a cerimônia lembrou episódios marcantes de sua trajetória política, como a greve dos portuários em 1 992, que evitou a demissão de quase cinco mil pais de família da Cidade, o pioneirismo quando do alerta para a existência de petróleo na Bacia de Santos em 2 000 e o projeto que cria a Procuradoria da Mulher em São Paulo, que tramita na Assembleia Legislativa.
A uma plateia onde estavam presentes dezenas de jovens, a deputada estimulou a participação feminina. “Nunca desistam. Vocês são o futuro da humanidade. Enquanto uma de vocês tiver voz, nós estaremos seguras. Ninguém pode desistir sem tentar. Só assim a vida vale a pena”, destacou Telma, bastante aplaudida.
Participaram da solenidade, ainda, o cônsul-geral da Polônia em São Paulo, Jacek Pawlack, a diretora-presidente da Organização Neo Humanitarismo Universalista, Jorgina Pawlack, além do vereador santista Geonísio Aguiar, o Boquinha.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região