14/09/2013

TELMA DISCUTE IMPACTOS DO TÚNEL SANTOS-GUARUJÁ NO MACUCO, EM SANTOS

A deputada estadual Telma de Souza (PT) se reúne neste domingo (15/9), às 10 horas, com moradores do bairro do Macuco, em Santos, para discutir os planos do Governo do Estado de desapropriação de até 270 imóveis no bairro. O encontro ocorre na quadra esportiva da Praça Rubens Ferreira Martins, defronte à Escola Auxiliadora da Instrução.
 
O motivo das desapropriações são as obras do futuro túnel submerso que deverá ligar Santos a Guarujá, cuja promessa mais recente de inauguração é para 2018. Pelo último projeto, o túnel deverá ter 762 metros de extensão, com prazo de execução estimado em 44 meses e início das obras em julho de 2014. Do lado santista, há famílias envolvidas que moram há mais de 50 anos no mesmo endereço.
 
Do lado guarujaense, a estimativa é de que sejam necessárias até 1.220 desapropriações, no Distrito de Vicente de Carvalho. Sendo assim, cerca de 1.500 imóveis estão ameaçados. Os dados constam do Estudo de Impacto Ambiental da obra.
 
Há temor das famílias envolvidas nos dois municípios. “Se for comprovado que a desapropriação de imóveis é a saída mais adequada para o desenrolar das obras, é preciso garantir, por exemplo, que os proprietários sejam ressarcidos com o valor de mercado dos imóveis”, destaca Telma. Os moradores temem que o Estado calcule as indenizações com base no valor venal dos imóveis, muito abaixo.
 
Em Vicente de Carvalho – onde a deputada pretende agendar uma reunião, também –, a situação é um pouco mais delicada: a maioria dos imóveis que integram o traçado do futuro túnel estão em áreas irregulares, ou seja, sem a documentação adequada do ponto de vista fundiário.
 
“Há de se verificar a possibilidade de indenização, ao menos das melhorias, no caso das moradias irregulares, e do encaminhamento das famílias para projetos habitacionais e até mesmo para programas de locação social”, sugere Telma, que pretende debater estas e outras possibilidades com a população.

Leia também

Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região

Ver mais

População de Rua: Instituto Telma de Souza entrega Carta Aberta ao prefeito de Santos

Ver mais

Telma de Souza relança instituto de políticas públicas e firma parceria com entidade fundada pelo Presidente Lula

Ver mais