TELMA DESEJA QUE GOVERNO DO ESTADO REVEJA INTERRUPÇÃO DE PAGAMENTOS A EX-SERVIDORES DA SABESP
A deputada estadual Telma de Souza (PT-SP) cobrou que o Governo de São Paulo e a Sabesp revejam a interrupção do pagamento da complementação de aposentados e pensionistas na Baixada Santista. A parlamentar também exigiu que seja reavaliada a transferência do benefício para a Secretaria da Fazenda do Estado, evitando perda de cerca de 20% do valor.
Única representante da Baixada Santista na Assembleia Legislativa, Telma foi procurada por representantes do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Urbanas de Santos, Baixada Santista, Litoral Sul e Vale do Ribeira (Sintius).
Em seu pronunciamento no plenário da Casa, na manhã desta quinta-feira, a parlamentar criticou a medida tomada pelo Governo de São Paulo, citando que é a segunda vez que o governador Geraldo Alckmin ataca esse direito dos ex-servidores. A primeira foi em 2003, n o seu primeiro mandato no Palácio dos Bandeirantes.
“Um total de 4.500 profissionais foram levados a ter uma aposentadoria antecipada, tendo estímulo para se desligar e, portanto, já tiveram o salário rebaixado. É um equívoco grande que eles tenham seus rendimentos ainda mais rebaixados”, contestou Telma.
Conforme números do Sintius, 260 aposentados e pensionistas não receberam o benefício de abril. Outros 170 vão ter o rendimento transferido para a Secretaria da Fazenda, cuja base de cálculo diminui em 20% o valor do pagamento. “O Governo do Estado tem que dar o exemplo da transparência, nitidamente de justiça social”, concluiu a santista.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região