TELMA COMPARECE À REUNIÃO SOBRE A PONTE PRETA, EM CUBATÃO
A deputada estadual eleita Telma de Souza (PT) participou de uma reunião que debateu, nesta quinta-feira (03/02), o destino da Ponte Preta, que liga as comunidades de Pilões e Água Fria, em Cubatão. No encontro, realizado no gabinete da prefeita de Cubatão, Marcia Rosa, que reuniu dezenas de autoridades, Telma expôs prioridades emergenciais quanto à questão.
A deputada eleita disse que, apesar de a Ponte Preta ser um patrimônio arqueológico protegido e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arqueológico Nacional (IPHAN), o primordial é garantir o direito de ir e vir das pessoas que dependem daquela estrutura.
“É certo que a ponte construída em 1890 corre o risco de desabar, mas os 10 mil moradores dos bairros não podem contar apenas com pinguelas ou ônibus para se deslocarem, ainda mais nesta época de chuvas. Antes de olhar para a ponte, enquanto estrutura e patrimônio histórico, devemos dar mais atenção à qualidade de vida das comunidades. Temos que encerar esta reunião com a questão, no mínimo, direcionada”.
Ao final da reunião, ficou decidido que a Prefeitura de Cubatão construirá, nos próximos dias, em caráter emergencial, uma ponte provisória tubular próxima à Ponte Preta, orçada em cerca de R$ 500 mil. O governo estadual confirmou que fará a restauração completa da estrutura hoje existente.
Além de Telma de Souza, participaram da reunião - chamada pela prefeita de Cubatão, Márcia Rosa -, Francisco Neto, representante do ministro de Ciência e Tecnologia, Aloísio Mercadante; Iberê Sirna, secretário-geral da Agência Metropolitana (Agem); deputado estadual Fausto Figueira (PT); promotor da Vara da Cidadania, Rodrigo Fernandez Dacal; vereadores Aguinaldo Araujo (PDT), José Aparecido dos Santos Dedinho (PSB), Paulo Tito Fader (PT) e Severino de Oliveira Melo, o Billa (PT); Mario Gocchi, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), além de secretários municipais e membros de órgãos do Governo do Estado.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região