Telma cobra seriedade nos debates sobre a regionalização do porto
Clique para ver o vídeo sobre a regionalização.A deputada Telma de Souza, do PT, cobrou maior seriedade nas discussões que vem sendo travadas sobre a regionalização do porto de Santos ao participar, dia 31 de julho, no programa Opinião, da TV Mar, debatendo com o também candidato a deputado federal, Paulo Corrêa, do PV. Segundo Telma, "dizer simplesmente que é a favor da regionalização do porto, como se tem visto tantos candidatos fazerem ao passar por Santos, não significa que haja ou que se concorde com um projeto discutido e acabado. É uma questão muito complexa".
Para Telma, há dificuldade em conciliar conceitos sobre o que vem a ser a regionalização do ponto de vista local ou estadual ou ainda com os usuários do próprio porto. Segundo ela "está havendo é luta política pelo comando, sem que se aprofunde as questões relativas à regionalização. É preciso trabalhar para criar bases concretas para isso, não apenas dizer-se a favor".
Ela explicou que "sempre fui, sou e serei a favor da regionalização, mas não qualquer regionalização". Para ela é preciso discutir muito mais e aprofundar o debate, para que a bandeira de tantos anos - "que eu mesma lancei quando fui prefeita de Santos" - não se transforme num lema vazio, apenas repetido na intenção de obter votos da região.
"A regionalização que foi bloqueada pelo Ministério Público no final do governo FHC garantia aos municípios apenas o direito de tornarem-se acionistas da Codesp ou da empresa que a substituiria, investindo dinheiro público. Duvido que alguém na Baixada Santista concorde com isso", explicou Telma após a participação no debate.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região