TELMA COBRA GOVERNO DO ESTADO SOBRE CASO DOS JOVENS DE PG
O caso dos nove jovens que estavam vivendo em condições insalubres, sem energia elétrica e alimentação e em condições de higiene inadequadas em Praia Grande, foi tema de um requerimento apresentado pela deputada Estadual Telma de Souza (PT-SP), nesta quinta-feira (28/02), na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).
Em sua propositura, a parlamentar cobrou do Governo do Estado uma posição e respostas sobre a questão, uma vez que os garotos, de 14 a 16 anos, teriam sido trazidos de diferentes localidades, por supostos empresários, para participação em um torneio de futebol organizado pela Associação Atlética Portuguesa, de Santos. “Quais as condições clínicas dos jovens encontrados pelo Conselho Tutelar de Praia Grande?”, indagou Telma, que é a quarta secretária da Alesp.
A parlamentar quis saber, ainda, quem são os supostos empresários que, segundo o noticiário, possuem a procuração dos nove garotos, e se eles responderão pelas condições em que mantiveram os jovens (no grupo, há um paraguaio, seis paraenses e dois capixabas).
De acordo com Telma, o que causa estranhamento é que, mesmo sem autorização dos pais, os nove jovens estão matriculados em escolas estaduais da cidade. A deputada entende que o caso precisa ser esclarecido com urgência, tanto para que se apure as responsabilidades sobre os maus tratos aos jovens, quanto as irregularidades denunciadas pela mídia, especialmente nas unidades públicas. “Como a Secretaria de Estado da Educação permitiu a matrícula dos jovens sem a presença dos pais, por meio de procuração de terceiros?”, questionou.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região