TELMA COBRA EXPLICAÇÃO DO GOVERNO DO ESTADO POR APAGÃO NA BAIXADA SANTISTA
A deputada estadual Telma de Souza (PT) cobrou o Governo do Estado providências para evitar problemas com queda de energia na Baixada Santista, como aconteceu na madrugada desta terça-feira (20). A parlamentar pediu, ainda, explicações sobre o apagão e o plano de investimentos na rede de fornecimento.
O blecaute afetou mais de 500 mil pessoas nas cidades de Santos, Cubatão, Praia Grande, São Vicente e Guarujá. A falta de eletricidade aconteceu por volta de 2 horas, com duração de 10 a 30 minutos, dependendo da localidade.
À Imprensa local, a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) alegou que o problema ocorreu devido ao desligamento do motor em uma subestação. A concessionária do serviço, CPFL Piratininga, isentou-se, pois o incidente ocorreu fora de sua rede.
Durante o apagão, assessores do gabinete de Telma entraram em contato com a CPFL, por meio do Atendimento Online, mas as respostas sobre a razão da falta de energia foram evasivas: “Informamos que a Energia Elétrica está sujeita a interrupções. As linhas de transmissão e distribuição estão sujeitas a raios, tempestades e ventos fortes. Os galhos das árvores chegam a tocar os cabos elétricos em vários pontos da rede e esses fatores são os grandes responsáveis pela interrupção do fornecimento de energia”.
Diante da ausência de informações exatas, Telma encaminhou ofício ao governador de São Paulo, à CTEEP e à CPFL para obter as respostas corretas e, ainda, conhecer os planos de investimentos e emergenciais para evitar a repetição da queda de energia.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região