Mais do que um vernissage, a abertura da exposição “Anjos da Renascença Brasileira”, de Mário Gruber, foi uma justa homenagem ao artista plástico santista de renome internacional e um presente tanto à sociedade santista quanto à Pinacoteca Benedito Calixto.
O evento, na quarta-feira (21/7) reuniu artistas plásticos, ativistas culturais, autoridades políticas e a imprensa, numa noite que entrou para a história da pinacoteca, como uma de suas exposições mais significativas. E a presidente da Comissão de Cultura da Câmara de Santos, Telma de Souza (PT), comemorou o fato. “Quando fui prefeita da cidade, restauramos, por inteiro, a pinacoteca - uma obra que marcou época. Por isso, hoje, sinto-me honrada em presenciar a abertura desta exposição que marca um momento importantíssimo na vida de Mário Gruber, pois, apesar de ser santista, esta é sua primeira mostra individual na ci
dade. Estão de parabéns pelo banho de cultura e civilidade que ganhamos”, disse.
A parlamentar entende que a realização da exposição “Anjos da Renascença Brasileira” trouxe consigo um indicativo de que a cidade, mais do que nunca, necessita respirar cultura e apoia a concretização do Museu de Arte Moderna (MAM), que recentemente foi discutido pelos vereadores de Santos, em reunião com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha. “Com essa mostra, surgiu a possibilidade de encararmos o MAM, a ser erguido em Santos, no terreno que fica ao fundo da própria pinacoteca. A cidade e sua cultura merecem esse presente”, disse Telma.
A mostra - A exposição traz 36 obras que abrangem quatro décadas de produção de Gruber. Sob a curadoria de Fábio Magalhães, foram selecionadas apenas telas que retratam os efeitos e sentimentos de uma sociedade diante de diferentes momentos políticos.
Sobre o artista - O pintor, escultor, gravador e muralista santista Mario Gruber nasceu em 1927 e iniciou nas artes plásticas em 1943. Três anos depois, mudou-se para São Paulo, onde estudou na Escola de Belas Artes. Ali, foi aluno do escultor Nicolau Rollo.
Em 1947 ganhou seu primeiro prêmio na exposição do grupo 19 pintores. No ano seguinte, estudou gravura com Poty e trabalhou com Di Cavalcanti. Em 1949 foi estudar em Paris, na École Nationale Supérieure des Beaux-Arts (Escola Nacional Superior de Belas Artes) com o gravador Édouard Goerg.
Após retornar ao Brasil, em 1951, fundou o Clube de Gravura, em Santos. Após dois anos foi professor de gravura do Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM). Entre 1961 e 1964 lecionou gravura em metal na Fundação Armando Álvares Penteado, em São Paulo. Em 1979 abriu ateliê em Nova Iorque. Realizou obras artísticas em espaços públicos, como a estação da Sé do Metrô de São Paulo.
Serviço
Evento: Exposição “Anjos da Renascença Brasileira”, de Mário Gruber Local: Pinacoteca Benedito Calixto
Endereço: Av. Bartolomeu de Gusmão, 15, Boqueirão, em Santos
Visitação: Aberta ao público até 21 de agosto de 2010. De terça a domingo, das 14h às 19h
Entrada franca
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região