TELMA ASSUME MISSÃO JUNTO À SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS
Combate à exploração sexual de crianças e adolescentes terá empenho da parlamentar
A deputada federal Telma de Souza (PT) assume missão junto à Secretaria de Direitos Humanos, pasta com status de ministério, tendo à frente a ministra Maria do Rosário. Telma reuniu-se hoje (5/1) com a titular, de quem já foi colega de bancada no Congresso. A parlamentar santista aproveita a passagem pela Câmara Federal para nacionalizar ações que vem defendendo em Santos, como o combate à exploração sexual infantil.
Telma afirmou que o ministério está empenhado neste tema e vai investir em ações no combate ao turismo sexual, imediatamente, visando o Carnaval, e posteriormente, a abrangendo a sociedade como um todo. “Estou empenhada em ampliar esta luta que já fazemos em Santos e estou à disposição do ministério. Santos, por ter um porto, com suas características dos fluxos rodoviário, aquaviário e turístico acaba ganhando importância neste tema”, afirmou, corroborando análise da ministra.
Em mandatos na Câmara Federal, inclusive ao lado da ministra Maria do Rosário, Telma já integrou a Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente e atuou neste tema. Em Santos, na Câmara de Vereadores, até o recesso de dezembro, como presidente da Comissão Especial de Direitos Humanos, Telma realizou diversas audiências públicas visando propor políticas de enfrentamento ao problema denunciado na imprensa.
Segundo ela, entidades promotoras do Carnaval e escolas de samba serão visitadas a fim de tornarem-se parceiros na tentativa de esforços na divulgação de uma campanha contra a exploração sexual de crianças e adolescentes. Ainda segundo a deputada, a ministra sugeriu a criação de um conselho nas localidades para a condução do assunto. Telma ficou incumbida de fazer esta articulação em São Paulo, mais especificamente na Baixada Santista.
R$ 20 milhões para o Instituto de Pesquisa e Ciências do Mar
Com extensa agenda em Brasília, desde sábado, quando acompanhou a posse da presidente Dilma Rousseff, Telma esteve ainda na posse de alguns ministros, como Aloizio Mercadante, de Ciência e Tecnologia, e José Eduardo Cardozo, da Justiça. Mercadante anunciou a ela, ainda na sexta-feira, antes da posse, que havia liberado como senador, R$ 20 milhões em recursos para a montagem do Instituto de Pesquisa e Ciências do Mar, em São Vicente. Telma será recebida ainda pelo ministro dos Portos, Leônidas Cristino. (Fotos: André Oliveira MTB 16650/05)
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região