“A metropolização tem que sair do papel e finalmente virar realidade. Saúde, transporte, habitação e geração de empregos são problemas que podem e devem ser enfrentados de forma regional. O PT vai provocar esse debate”,afirma a ex-prefeita de Santos e ex-deputada federal, que toma posse, nesta sexta-feira (28/03), na coordenação da Macrorregião do PT da Baixada Santista. O ato, que contará com a presença do senador Aluízio Mercandante e outras lideranças petistas, acontecerá às 19 horas,no Sindicato dos Urbanitários (Rua São Paulo, 24/26,Vila Mathias,Santos). Telma, que substitui Brito Coelho, atual secretário de Habitação de São Vicente, na coordenação regional do partido, promete se empenhar ao máximo para fortalecer o PT da Baixada, mas prega um esforço conjunto para isso: "Para que atijamos nosso objetivo comum, nossa união e nosso trabalho conjunto, em todos os níveis, são fundamentais. Coordenar a Macrorregião do PT é, para mim, um grande desafio, mas que tenho certeza poderei vencer, se tiver meus companheiros e companheiras de jornada lutando ombro a ombro comigo".
O nome de Telma como coordenadora da Macrorregião do PT foi confirmado no último dia 2,no último domingo, em encontro realizado em São Vicente, do qual particapram de 157 delegados das nove cidades da Baixada Santista, além de dezenas de vereadores, sindicalistas e militantes. Durante todo o dia, os petistas discutiram as estratégias para as eleições municipais e os investimentos do Governo Federal na região. Na oportunidade, Telma enfatizou que essa seria a tarefa prioritária do partido em 2008: “É essencial defender e divulgar os avanços do governo Lula, em especial o que tem sido feito na Baixada Santista, como os recursos do PAC para habitação, a instalação do Escritório de Negócios da Petrobras, as verbas para o Porto de Santos. Precisamos mostrar o que estamos fazendo”.
A nova coordenadora regional do PT também defendeu uma atuação conjunta com o PT do Vale do Ribeira. “Somos regiões vizinhas e precisamos nos unir para discutirmos juntas as ações do partido. Temos características diferentes, mas com certeza essa proximidade irá contribuir mutuamente para nosso crescimento”
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região