12/05/2014

TELMA APRESENTA PROPOSTAS DA BAIXADA AO ORÇAMENTO 2015

A deputada estadual Telma de Souza (PT/SP) apresentou uma lista de obras e projetos da Baixada Santista ao Orçamento Paulista de 2015. Foram listadas ações principalmente nas áreas de Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, Habitação e Segurança. Ela foi a única representante da região na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) a participar da plenária, realizada na Câmara de Santos, na manhã desta segunda-feira (12/5).

Presidente da Comissão de Saúde da Alesp e com uma carreira política ligada à implantação de projetos na área, Telma indicou a criação de 3.000 leitos para atendimento SUS (Sistema Único de Saúde) na região. “Existe um déficit de leitos públicos que precisa ser equacionada rapidamente, porque sem eles as pessoas morrem á espera de atendimento. Essa questão é urgente”, afirmou a ex-prefeita de Santos.

Telma também apresentou a necessidade de abertura de, pelo menos, 300 leitos públicos de maternidade. A urgência na criação destes postos se dá pelo fechamento de maternidades privadas, que resulta em uma sobrecarga do atendimento público. Ela ainda defendeu a transferência de R$ 20 milhões para as obras do Hospital dos Estivadores.

Ainda na área da Saúde, mas voltada aos servidores públicos do Estado, a deputada propôs que o governo paulista cumpra o pagamento de 2" ao Instituto de Assistência Médica ao Servidor, o Iamspe.

Com relação à Segurança Pública, a parlamentar exigiu a ampliação do efetivo das polícias civil e militar, com remuneração compatível e digna para o exercício da atividade.
 
EDUCAÇÃO
Professora e membro da Comissão de Educação da Alesp, Telma defendeu a ampliação de recursos para o setor. Ela reivindicou que 3" do Produto Interno Bruto (PIB) paulista seja investido em Educação. Atualmente, este índice gira em torno de 1,5". “Precisa dobrar. Os 3" já é lei. O Estado precisa cumprir”, afirmou a parlamentar, que pleitou a abertura de, ao menos, 50 escolas de tempo integral.

Telma também indicou reajuste para os professores da rede pública, inclusive para os que atuam nas Etecs e Fatecs, e aos funcionários das unidades. “Essa luta é permanente, porque não se faz uma Educação de qualidade com profissionais desmotivados ou sem condições de trabalho e remuneração justas”.

Ações pontuais também foram listadas, assim como a construção de uma nova sede para a Diretoria Regional de Ensino, que está dividindo espaço com os alunos da Escola Cleóbulo Amazonas Duarte.
 
MOBILIDADE URBANA
A construção do túnel submerso ligando as duas margens do Canal do Estuário foi abordado pela deputada estadual da Baixada. Ela apresentou a necessidade de edificação de três  ligações, a começar pela entrada de Santos, pela redução dos impactos sociais e urbanos, limitando a circulação de veículos de carga pelas vias da cidade.

Outro projeto mencionado por Telma, o  VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) precisa ser concluído e ter sua ampliação para os municípios de Guarujá e do Litoral Sul. Para a deputada, o empreendimento – que é realizado com recursos dos governos federal e estadual – precisa ser ampliado, com a implantação do BRT, ônibus articulados.

Também foi proposta a construção de duas rodovias ligando o Planalto à Baixada Santista, uma saindo de Parelheiros e outra de Suzano. “Essas estradas vão reduzir a pressão sobre a Via Anchieta, facilitando o acesso à Baixada Santista”.
 
HABITAÇÃO
Telma de Souza apresentou como proposta ao Orçamento a reserva de recursos para construção de 25 mil unidades habitacionais na Baixada Santista. “Temos muita gente morando em condições precárias e insalubres. Os incêndios que têm ocorrido em favelas são a prova de que o Estado precisa agir, porque muitos estão sofrendo e perdendo o pouco que têm”.

A lista da deputada inclui ainda a melhoria de obras já realizadas nos conjuntos construídos pela CDHU, além da programa de regularização fundiária.
 
GÊNERO
Procuradora Especial da Mulher na Assembleia Legislativa, Telma expôs a necessidade de criação de uma Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) por região, com atendimento 24 horas. Assim, uma seria preciso instalar uma na Baixada Santista. “A violência não tem hora marcada para acontecer”, destacou Telma.

O rol de projetos da parlamentar inclui, também, a instalação de DDM em Bertioga e Itanhaém, as únicas dos nove municípios da Baixada que ainda não possuem o equipamento. “Essa falta de estrutura para atendimento das mulheres vitimizadas é urgente. Por isso, incluo como proposta a criação da Secretaria Estadual de Políticas para Mulher”, concluiu a deputada.

Leia também

Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região

Ver mais

População de Rua: Instituto Telma de Souza entrega Carta Aberta ao prefeito de Santos

Ver mais

Telma de Souza relança instituto de políticas públicas e firma parceria com entidade fundada pelo Presidente Lula

Ver mais