
Em pronunciamento na tribuna do plenário Juscelino Kubitscheck, o principal da Assembleia Legislativa de São Paulo, na tarde de hoje (4/11), a deputada estadual Telma de Souza (PT) fez um alerta e cobrou da Sabesp as devidas precauções para evitar problemas no abastecimento de água dos municípios da Baixada Santista durante a temporada de verão que se avizinha.
A deputada lembrou que a imprensa regional já noticiou, recentemente, que moradores da cidade de São Paulo, assolados pela maior crise hídrica da história do Estado, estão descendo a Serra para lavar roupas em suas casas de praia.
“Guarujá e os municípios do Litoral Sul, principalmente, têm um histórico problema de falta d’água durante as temporadas de verão, quando a população flutuante da Baixada Santista mais que triplica. Com a crise hídrica sem precedentes pela qual passa o nosso Estado de São Paulo, os riscos de agravamento deste problema são muito maiores. É preciso planejar e prevenir desde já”, destacou a deputada, ex-prefeita de Santos.
Volume Morto
Depois de oscilar para abaixo dos 10", o Sistema Cantareira, o maior sistema de abastecimento de água destinado a captação e tratamento de água para a Grande São Paulo, está, atualmente, com 11" de sua capacidade. Recentemente, o sistema foi reforçado com água do chamado segundo volume morto.