Técnicos federais vão explicar como ter acesso ao ProUni, Escola de Fábrica e Agente Jovem
Representantes dos ministérios da Educação e do Desenvolvimento Social estarão em Santos, na próxima segunda-feira (29/05), para dar maiores detalhes de como funcionam os programas do Governo Federal ProUni, Escola de Fábrica e Agente Jovem. O encontro, que tem como tema “Juventude, Educação e Trabalho”, vai acontecer a partir das 14 horas, no Sindicato do Comércio Varejista, Avenida Ana Costa, 25, Vila Mathias.
“Será uma oportunidade, principalmente para os jovens, não só de Santos, mas de toda a Baixada, travarem conhecimento mais direto de como funcionam esses programas, dirimindo dúvidas e esclarecendo como devem proceder para ter acesso aos benefícios previstos”, afirma a deputada federal Telma de Souza (PT-SP), responsável pela organização do evento.
Em junho do ano passado, o mandato de Telma também promoveu um seminário, em Santos, em que técnicos dos ministérios da Educação, Saúde, Desenvolvimento Social, Cultura, Esportes e Cidades vieram expor, para representantes de prefeituras e organizações não-governamentais, quais os programas mantidos por cada pasta e que procedimentos podiam ser adotados para ter acesso a eles. “Muitas vezes, a existência de dúvidas ou o desconhecimento dos mecanismos de programas federais fazem com que municípios e ONGs percam diversos tipos de auxílio. Nosso objetivo, agora, porém, são os jovens e, por analogia, também os educadores interessados”, complementa a parlamentar.
O Prouni (Programa Universidade para Todos) é considerado o maior projeto de bolsa de estudo da história da educação brasileira. Criado pelo Governo Federal em 2004, possibilita acesso de milhares de jovens de baixa renda à educação superior. Tem como finalidade a concessão de bolsas de estudo integrais e parciais a estudantes em instituições privadas de ensino superior.
O Escola de Fábrica tem por objetivo incluir jovens de baixa renda no mercado de trabalho, através de cursos de iniciação profissional em parcerias com prefeituras, entidades, ONGs, empresas privadas, etc., gerando renda e inclusão social.
Já o Programa Agente Jovem é uma ação de apoio social destinada a jovens entre 15 e 17 anos, visando ao desenvolvimento pessoal e comunitário. Proporciona capacitação teórica e prática, possibilitando a permanência do jovem no sistema de ensino, preparando-o para futuras inserções no mercado. O Ministério do Desenvolvimento Social concede uma bolsa durante a participação no programa.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região