Sindicalistas representando diversas categorias do Porto de Santos e também da Petrobrás estiveram na noite da última quarta-feira (18/10) com a ex-prefeita de São Paulo Marta Suplicy (PT), coordenadora da campanha de reeleição do presidente Lula no Estado de São Paulo, para manifestar seu apoio ao candidato petista (foto). Os representantes dos trabalhadores aproveitaram a oportunidade para debater com Marta a inclusão de alguns compromissos com as categorias no programa de governo para um eventual segundo mandato, além de solicitarem o agendamento de uma audiência com o próprio Lula.
“Esse encontro está para ser agendado há muito tempo. Apoiamos incondicionalmente a reeleição do presidente, mas queremos levar algumas reivindicações ao companheiro”, declarou Robson Apolinário, presidente do Sintraport, representando o grupo de sindicalistas. Entre os principais assuntos a serem abordados num futuro encontro com o presidente, estão os problemas causados pela implantação da escala eletrônica, a contratação por parte de algumas empresas de trabalhadores fora do Órgão Gestor de Mão- de-Obra (OGMO), a aposentadoria especial ao trabalhador portuário e a retirada da Codesp do Plano Nacional de Desestatização (PND).
“Os assuntos levantados durante a reunião com Marta são lutas que estamos travando, há tempo, para defender o trabalhador portuário e outras questões relativas ao sistema portuário, em especial as referentes ao Porto de Santos”, explicou a deputada federal Telma de Souza (PT-SP), responsável, juntamente com a deputada estadual Maria Lúcia Prandi, pela realização do encontro com a ex-prefeita paulistana, a pedido de diversos sindicatos portuários.
Petroleiros – Também presentes à reunião, lideranças dos trabalhadores da Petrobras de Santos, São José dos Campos e outras localidades pediram a abertura de um canal de diálogo com a empresa, em busca da retomada de negociações salariais da categoria. Por isso, as deputadas e Marta Suplicy se comprometeram a marcar uma audiência, em caráter de urgência, com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, o que, espera-se, deva acontecer já na próxima semana.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região