
Por iniciativa da deputada estadual Telma de Souza (PT), a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) realizará, nesta segunda-feira (19/5), a partir das 19 horas, Sessão Solene para comemorar o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, lembrado em todo 18 de Maio. A homenagem ocorrerá no Plenário Juscelino Kubitscheck, na sede da Alesp (Av. Pedro Álvares Cabral, nº201, Ibirapuera).
A trajetória de Telma é intimamente ligada à causa. Em 1989, como prefeita de Santos, a hoje deputada realizou a intervenção municipal na Casa de Saúde Anchieta, hospital psiquiátrico que amontoava internos e tratava pacientes com eletrochoques e outros tipos de tortura. A atitude é tida, até hoje, é tida como um dos marcos do fim dos manicômios no Brasil e do início de uma nova proposta de tratamentos na área da saúde mental.
Foi a partir da intervenção na Casa de Saúde Anchieta em Santos que surgiram projetos exitosos como o Tam Tam e uma nova proposta para o tratamento psiquiátrico no Brasil, com o surgimento dos CAPS (Centros de Atendimento Psicossocial) e NAPS (Núcleos de Atendimento Psicossocial), além de outras políticas na área.
“Não são poucos os que ainda defendem a volta do encarceramento, do isolamento e do esquecimento aos que sofrem transtornos psíquicos. A luta antimanicomial é permanente e absolutamente necessária”, destacou Telma.