O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu 26,4 pontos de diferença do seu adversário, Geraldo Alckmin, segundo a pesquisa CNT/Sensus, divulgada na manhã desta quinta-feira (26). Segundo a amostragem, Lula tem hoje 63,2% dos votos válidos, contra 36,8% do candidato tucano. Uma diferença de 26,4 pontos.
A pesquisa mostra um crescimento constante do presidente nesta reta final de campanha, já atestada por outras amostragens, feitas pelo Ibope, Datafolha e Vox-Populi. Lula também está à frente de Alckmin em todas as regiões do país. Esta foi a primeira e única pesquisa da CNT/Sensus neste segundo turno.
Mas pesquisas anteriores, feitas por outros institutos, já haviam apontado uma grande vantagem de Lula. Na terça-feira (23) a pesquisa Datafolha mostrou Lula com 22 pontos de frente sobre Alckmin.
Outra pesquisa, feita pelo Vox-Populi no dia 19 passado, deu 22 pontos de frente para Lula. Já o Ibope, em pesquisa do dia 20, apontou uma vantagem de 24 pontos em votos válidos. A pesquisa desta quinta-feira da CNT/Sensus ouviu duas mil pessoas em 195 municípios, entre segunda e ontem, e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral.
Vox Populi - Pesquisa Vox Populi, divulgada nesta quinta-feira (26) pela revista Carta Capital, também mostra vantagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em relação a seu adversário, Geraldo Alckmin. Segundo o instituto, Lula tem hoje 22 pontos a mais que o candidato tucano. O presidente tem 61% dos votos válidos, contra 39% de Alckmin.
Segundo o instituto, Lula manteve sua performance, em relação à pesquisa anterior, realizada no último dia 19, confirmando as demais pesquisas divulgadas durante a semana. O Ibope, por exemplo, divulgado na sexta-feira passada, dava Lula com 62% dos votos, contra 38% do candidato tucano.
No Datafolha, Lula também manteve-se à frente de Alckmin, na pesquisa divulgada na última terça-feira. A diferença à favor do presidente foi de 22 pontos, conforme o Datafolha. A pesquisa do Vox Populi foi feita entre os dias 23 e 24 de outubro em 121 municípios, com dois mil eleitores, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região