SEMINÁRIO SOBRE VIOLÊNCIA: IBS ENCAMINHARÁ CONCLUSÕES PARA PREFEITOS E AUTORIDADES DA REGIÃO
”Nosso objetivo, agora, é divulgar ao máximo as experiências e propostas que foram debatidas durante o evento. É uma prática que pretendemos adotar com relação a todas as nossas iniciativas, procurando contribuir com os poderes públicos e a sociedade em geral”, afirma Telma de Souza, presidente do Instituto de Políticas Públicas da Baixada Santista (IBS), referindo-se ao documento que será encaminhado, em breve, para prefeitos, autoridades e instituições da região, contendo as conclusões do seminário “Políticas Públicas e Prevenção à Violência, a Importância do Envolvimento da Comunidade”, realizado em junho, no Sesc-Santos.
De acordo com a presidente do IBS, o material traz uma condensação das conclusões finais do encontro, que teve como expositores Sérgio Adorno, coordenador do Núcleo de Pesquisas da Violência da USP; Luiz Roberto da Silva, secretário-adjunto de Direitos Humanos e Segurança Cidadã de Recife; Hugo Acero Velásquez, consultor da ONU para Segurança e Justiça e ex-secretário de Segurança e Convivência de Bogotá, e MV Bill, rapper, cineasta e produtor cultural.
Numa rápida abordagem do documento, Telma de Souza explica que algumas conclusões sobre os caminhos a serem adotados para o combate e prevenção à violência ficaram bem claras durante os debates. Entre elas, a ex-prefeita de Santos destaca ter sido enfatizado, por todos os expositores, a necessidade fundamental da participação da comunidade nas iniciativas adotadas no setor.
“Os participantes também deixaram evidente que a violência é uma questão complexa e, portanto, precisa ser combatida com várias ações em diversas frentes, com a informação, precisa e confiável, desempenhando um papel fundamental nesse contexto. Ao mesmo tempo, o conceito de segurança cidadã ganha cada vez maior espaço nos debates sobre violência que têm a participação ativa das comunidades envolvidas”, declara Telma, acrescentando que, juntamente com o relatório, será encaminhado também um vídeo sobre o evento, produzido pelo IBS.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região