“Precisamos juntar forças para recuperarmos a Macro Região. Deveremos trabalhar nossas propostas, as estratégias do Executivo e revigorar o Legislativo com os vereadores de nossa região, sem nos esquecer que temos o Governo Federal como aliado, sobretudo neste momento de amplo desenvolvimento econômico com o pré-sal”. A proposta para impulsionar a região é da deputada estadual eleita Telma de Souza; e foi passada durante o seminário "O Brasil que temos e a Região que queremos", que, neste sábado (18/02) versou sobre o futuro da Região Metropolitana da Baixada Santista.
O evento, que aconteceu no Hotel Avenida Palace (Av. Presidente Wilson, nº 10, Gonzaga, Santos) teve o propósito de estimular e subsidiar os companheiros e dirigentes do PT da região a iniciarem a elaboração de propostas para os governos locais a partir de uma visão global, com o governo Dilma, e metropolitana, em nível regional.
Para a deputada estadual eleita Telma de Souza, o encontro ajudará a adotar uma política mais harmônica entre as cidades. “A prática do PT de promover esta reunião preparatória para discussão de políticas públicas, de estratégias gerais e, por vezes, eleitorais, constitui-se numa ação salutar para agregar militantes, unificar o discurso e, principalmente, garantir a coesão partidária. Daí, a importância deste encontro", expôs a parlamentar.
Durante o seminário, que contou com a participação de diversas autoridades políticas da região e dezenas de militantes, foi lançado um curta-metragem produzido em homenagem aos 31 anos do partido, “PT 31 anos”, que conta com a participação de Telma. Durante a entrevista, a deputada recordou sua trajetória política, que se confunde com a história da formação do PT.
Elaborado pela roteirista e jornalista Daniela Origuela e pelo editor e repórter cinematográfico Wilson Silva, o vídeo apresentará depoimentos de fundadores do PT nacional e regional, além dos companheiros que fazem parte da história do partido.
Para os produtores, a participação de Telma foi fundamental pela importância da parlamentar na história do PT. “Embora tenhamos contado com a participação de cinco autoridades políticas da região, decidimos entrevistar Telma em primeiro lugar, pois ela foi uma das fundadoras do PT nacional; e isso nos deu subsídios para produzir o vídeo, além de acrescentar o material com detalhes que enriqueceram a produção”, explicou Daniela Origuela.
Na ocasião foi lançada, também, a “TV PT Macro Baixada”, que poderá ser conferida no endereço eletrônico www.tvptmacrobaixada.com.br. O evento é aberto ao público.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região