
Presidida pela deputada Telma de Souza (PT), a Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) recebeu, nesta terça-feira (25/2), o secretário de Estado da Saúde, David Uip, para prestação de contas referente ao terceiro quadrimestre de 2013. Um dos dados mais relevantes diz respeito à mortalidade infantil, que atingiu 11,47 óbitos por cada nascido vivo, sendo que 70" dos natimortos são filhos de mães usuárias de drogas ou frutos de gravidez precoce.
Durante os questionamentos feitos pelos 19 deputados presentes, Uip afirmou que o objetivo é tirar este índice da casa dos dois dígitos. O secretário foi à Alesp depois de cobrança do Ministério Público, uma vez que a audiência de prestação de contas aos deputados deveria ter acontecido até o final de 2013.
David Uip Informou que trabalham hoje na pasta da Saúde 125.469 profissionais, sendo 22.328 médicos. Ao apresentar o programa Residência Médica, observou que o Estado necessita de médicos qualificados e remunerados, e apelou aos líderes de bancadas e parlamentares paulistas para que analisem com atenção a proposta do Executivo de readequação das carreiras médicas.
Resumindo o total aplicado em saúde pelo Estado, David Uip disse que o valor percentual de 12,43" "excedeu os 12" previstos pela Lei Complementar 141/2012".
Com informações de www.al.sp.gov.br
Com informações de www.al.sp.gov.br