ROTARY CLUB DE SANTOS SERÁ HOMENAGEADO HOJE (26) NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Por iniciativa da deputada estadual Telma de Souza (PT), o Rotary Club de Santos será homenageado hoje (26), com uma sessão solene, pela Assembleia Legislativa de São Paulo (Av. Pedro Álvares Cabral, nº201, Ibirapuera). O evento acontece às 20 horas, no Plenário Juscelino Kubitscheck.
Instituição marcada sobretudo pela disseminação de valores éticos, o Rotary Club Internacional foi fundado em 23 de fevereiro de 1905, em Chicago, por quatro amigos, capitaneados pelo advogado Paul Harris, para difundir o espírito de amizade.
O primeiro Rotary Club rapidamente evoluiu passando a aproveitar as habilidades e recursos dos sócios para prestar serviços à comunidade. O nome "Rotary" se deve ao fato de os primeiros sócios se reunirem em era rotativo – cada vez no escritório de um deles.
No ano rotário de 1911/1912, a Associação tornou-se internacional com o estabelecimento de um Rotary Club em Winnipeg, no Canadá. Antes de chegar a seu 20º aniversário, o Rotary já contava com quase 200 clubes, e mais de 20.000 sócios ao redor do mundo: O primeiro na América Latina foi organizado em Havana, a capital cubana, em 1915.
O Rotary Club de Santos, fundado em 26 de fevereiro de 1927, é o terceiro clube mais antigo do Brasil. O primeiro foi o do Rio de Janeiro, fundado em 15 de Dezembro de 1922, e o segundo foi o de São Paulo, fundado em 13 de fevereiro de 1924.
Confirmando a tradição vanguardista, foi de Santos que saiu um dos únicos três brasileiros que chegaram à Presidência do Rotary Internacional. Trata-se de Paulo Viriato Correa de Souza, falecido em 2000. Em 1956, aos 26 anos de idade, ingressou no Rotary Club de Santos, ocupando todos os cargos possíveis na vida rotária. Entre 1978 e 1980, foi diretor do Rotary Internacional, sendo escolhido presidente em 1990.
Souza ganhou notabilidade por iniciar uma campanha mundial em prol água no planeta, demonstrando a preocupação ambiental, hoje tão em voga, da instituição. “Enganam-se os que pensam que Rotary só exista para a promoção de encontros socias. O Rotary é uma institituição de homens e mulheres interessados em transforma a sociedade, proporcionando àqueles que estão afastados a oportunidade de transformação para a evolução pessoal e social’, define Telma.
A deputada destaca que a instituição é um importante ponto de apoio dos governantes. “Invariavelmente, o poder público conta com o apoio e força de mobilização dos rotarianos. Sem dúvida, a sociedade paulista se orgulha pela vida longa do Rotary Club”, finaliza.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região