02/08/2013

PÚBLICO LOTA PRESTAÇÃO DE CONTAS DA DEPUTADA TELMA DE SOUZA

Cerca de 200 espectadores marcaram compareceram à sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santos (SINTRACOMOS), em Santos, para acompanhar a prestação de contas do mandato da deputada estadual Telma de Souza (PT). Em pouco mais de dois anos na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), foram 1.200 proposições parlamentares, nas mais diversas áreas.
 
Mais do que a maciça participação popular, a plenária ressaltou a representatividade política da deputada Telma de Souza, que detalhou sua atuação a uma plateia formada por militantes, representantes da sociedade civil organizada e autoridades de 12 cidades da Baixada Santista, Litoral Norte e Vale do Ribeira: Santos, São Vicente, Guarujá, Cubatão, Bertioga, Itanhaém, Peruíbe, Praia Grande, São Sebastião, Registro, Sete Barras e Cananeia. 

Telma apresentou um resumo de seus trabalhos na Alesp. Foram centenas de trabalhos assinados coletivamente com a Bancada do Partido dos Trabalhadores. De forma individual, foram 165 requerimentos e indicações ao Governo do Estado.
 
Leis
Projetos de lei, foram propostos 13. Destes, três já devidamente aprovados e já em vigência: a Resolução nº 8/2012, que criou a Procuradoria Especial da Mulher; a Lei 14.981/2013, que instituiu o Dia Mães de Maio, em alusão às vítimas dos chamados Crimes de Maio; e a Lei nº 15.049/2013, que criou o Programa Memória de José Bonifácio. Este chegou a ser vetado pelo governador, mas foi promulgado após derrubada do veto na Alesp.
 Há, ainda, o projeto de lei nº 17/2012, que dispõe sobre as formas de divulgação das promoções de produtos alimentícios com menos de um mês para o término de sua validade, que chegou a ser aprovado em plenário mas acabou vetado pelo governador.

Emendas
Telma apresentou, ainda, 124 emendas parlamentares a 21 prefeituras e 64 entidades e ONGs de 29 municípios diferentes. No total, elas somam um total de R$ 7,5 milhões.

Frentes 
Telma responde pela coordenação de três Frentes Parlamentares. A da Mobilidade Urbana de Santos e Região (que discute e aponta soluções para os problemas e gargalos viários da Baixada Santista) e a Frente em Defesa do SUAS (que trata da implantação do Sistema Único de Assistência Social no Estado de São Paulo) encontram-se em execução. Há, ainda, a Frente para a Indicação de Santos como subsede da Copa do Mundo de 2014, que já atingiu seu objetivo e foi encerrada.
 
Comissões
Nas Comissões Permanentes da Alesp, a deputada participou ativamente. Nas comissões de Assuntos Metropolitanos e Municipais, Assuntos Desportivos e Educação e Cultura, atuou como membro titular. Em março de 2013, Telma foi eleita por unanimidade para assumir a presidência da Comissão de Saúde. 

Nos quatro primeiros meses, já foram sete reuniões, nas quais 46 itens foram apreciados, entre eles audiências com servidores em greve, mudanças na administração do Hospital de Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais da Universidade de São Paulo (HRAC), o chamado Centrinho de Bauru, administrado pela USP, e contrs o fechamento de Santas Casas e do Hospital Emílio Ribas.

“ Quem exerce um mandato como representante do povo tem a obrigação de ser transparente e dar satisfação de sua atuação. Creio que estamos no caminho certo”, destacou a deputada Telma de Souza.

Autoridades
Entre as autoridades presentes, a prefeita de Cubatão, Marcia Rosa, os vereadores Adilson Junior (Santos), Edilson Dias (Guarujá), Jura e Alfredo Martins (São Vicente), Marcos Portela (Registro), Claudemir Marques e José Eduardo Ribeiro (Sete Barras), além do secretário de Comunicação de Cubatão, Fernando Alberto Henriques Júnior.

Compareceram, ainda, a ex-deputada estadual Maria Lúcia Prandi, e os ex-vereadores Onira Betioli (Peruíbe), Regina Célia de Oliveira (Itanhaém), Brito Coelho e Francisco Neto (São Vicente).

Leia também

Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região

Ver mais

População de Rua: Instituto Telma de Souza entrega Carta Aberta ao prefeito de Santos

Ver mais

Telma de Souza relança instituto de políticas públicas e firma parceria com entidade fundada pelo Presidente Lula

Ver mais