PROJETO DE TELMA PREVÊ PRÉDIOS ECOLOGICAMENTE CORRETOS EM TODO O ESTADO DE SÃO PAULO
Já tramita na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), um projeto de lei, de autoria da deputada estadual Telma de Souza (PT), que obriga a instalação de sistema de aquecimento de água por energia solar e aproveitamento de água da chuva nos prédios públicos que forem construídos ou passarem por reforma em todo o estado de São Paulo.
Se for aprovado, o projeto prevê a implementação dos chamados “prédios verdes”, ou ecologicamente corretos, em toda e qualquer obra que pertença ao patrimônio do governo paulista, tais como escolas, presídios e delegacias, por exemplo.
“Essas medidas têm crescido significativamente durante os últimos anos, devido à crise do petróleo e dos períodos de estiagem que comprometem o funcionamento das usinas hidrelétricas”, destacou Telma. “Em países de primeiro mundo como Estados Unidos, Itália, França, Alemanha, Austrália e Japão, a energia solar para o aquecimento da água já é utilizada em larga escala e pode ser utilizada para lavagem dos prédios, na descarga dos vasos sanitários, na irrigação de hortas e jardins, entre outras utilidades”, explicou Telma, que é a 4ª secretária da Mesa Diretora da Alesp.
Além das vantagens econômicas e ambientais, a energia solar é uma fonte limpa e inesgotável que se delineia, a cada dia, como uma das grandes soluções energéticas para o planeta. De acordo com o projeto de lei, os materiais e instalações utilizados na implantação do sistema deverão respeitar a Norma Brasileira Registrada (NBR) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e ter sua eficiência comprovada por órgão técnico credenciado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial – Inmetro.
Ficarão isentos os prédios públicos onde, tecnicamente, a instalação do sistema seja inviável, desde que tal condição seja comprovada por meio de estudo elaborado por profissional habilitado.
Leia também
Carta Aberta: Políticas Públicas de Acolhimento à População em Situação de Rua de Santos e Região